Atriz sofreu sem salário em novela, abandonou produção pela metade e só recebeu pagamento após 24 anos


Atriz Carolina Kasting não recebeu pelo seu trabalho na novela Brida. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Atriz Carolina Kasting não recebeu pelo seu trabalho na novela Brida. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

A atriz Carolina Kasting abandonou a novela Brida pela metade em virtude da falta de pagamentos

A Rede Manchete foi uma das poucas emissoras da história que conseguiu competir com a teledramaturgia da Globo, produzindo atrações de destaque nos anos 1990, como a novela Pantanal, que chegou a superar a audiência da emissora carioca no horário nobre.

Contudo, a emissora enfrentou uma crise financeira sem precedentes que levou à sua extinção, e o que acabou sendo o golpe final foi a novela Brida. Baseada no livro homônimo de Paulo Coelho, foi o último folhetim produzido pela Manchete em 1998, mas fracassou em termos de audiência e arrecadação para pagar a equipe de produção.

A falta de recursos financeiros levou à atriz principal, Carolina Kasting, que havia trabalhado na Globo, a ficar sem receber seus salários. Tanto ela quanto o elenco e a equipe de produção de Brida decidiram entrar em greve em protesto pela falta de pagamento. Sem alternativa, a Manchete foi forçada a encerrar a novela com um final improvisado e com narração.

Carolina Kasting protagonizou a novela Brida na extinta TV Manchete. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Carolina Kasting protagonizou Brida na extinta TV Manchete. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Atriz recebeu pagamento pela produção após 24 anos

Em 1999, a concessão da Manchete foi repassada para a RedeTV!, e a atriz entrou com um processo contra os novos proprietários para receber o pagamento que não havia recebido por seu trabalho na novela Brida.

A ação foi julgada três vezes, em 2002, 2011 e 2018, e a atriz saiu vitoriosa em todas elas. A RedeTV!, no entanto, alegou que não era sucessora da Manchete e, portanto, não era responsável pelas dívidas deixadas pela emissora falida.

Apesar da resistência, a RedeTV! foi pressionada a quitar a dívida com Carolina, mas apenas em junho do ano passado é que a atriz finalmente recebeu o pagamento por seu trabalho em Brida, 24 anos após o final da novela.