Atriz fracassa em novela da Globo, some por 13 anos e morre longe dos holofotes


Renata Sorrah, Marieta Severo e Marília Pêra (Foto: Reprodução, Claudio Andrade)
Renata Sorrah, Marieta Severo e Marília Pêra (Foto: Reprodução, Claudio Andrade)

Na Globo durante anos, a atriz caiu no esquecimento após participar uma novela que foi considerada um grande fracasso

Sempre presente nas primeiras novelas da rede Globo, essa atriz viveu anos afastados da televisão.

A atriz dizia que tinha vários motivos para isso, desde a paixão pelo teatro até os extensos horários de gravações e a falta de privacidade nas novelas.

Atriz da Globo, Marília Pêra (Foto: Reprodução)

Antes de tudo, Marília Soares Pêra é o nome de batismo da atriz, cantora, bailarina e diretora brasileira conhecida simplesmente como Marília Pêra. Filha, neta e sobrinha de atores, conheceu os palcos aos 19 dias de vida, quando uma atriz que era amiga de sua mãe a pegou “emprestada” para uma peça que precisavam de um bebê. Morreu aos 72 anos no Rio de Janeiro, em 05 de dezembro de 2015, vítima de um câncer.

Marília Pêra tem no extenso currículo mais de 50 peças, aproximadamente 30 filmes e 40 novelas, muitas delas na Globo, minisséries e programas de televisão.

Contudo, em 1965,  foi contratada pelo diretor Abdon Torres para fazer parte do elenco que iria inaugurar a TV Globo. Em seguida, protagonizou as novelas “Rosinha do Sobrado” e “Padre Tião”, ambas de Moisés Weltman. Atuou também em “A Moreninha”, adaptação assinada pelo ex-sogro, Graça Mello, então diretor da emissora.

A novela que marcou seu sumiço

Completamente esquecida na história da televisão brasileira, Supermanoela, a novela da Globo, estreava no dia 21 de janeiro de 1974, no Rio de Janeiro.

Atriz da Globo, Marília Pêra e Miguel Falabella (Foto: Reprodução, Instagram)
Atriz da Globo, Marília Pêra e Miguel Falabella (Foto: Reprodução, Instagram)

Segundo o TV História, o fato mais marcante relacionado à Supermanoela é que a protagonista da trama, Marília Pêra, uma das estrelas da emissora na época. que vivia a empregada Manoela, se aborreceu com os rumos da produção de tal forma que só voltou às novelas 13 anos depois.

“Depois de estar fazendo a quarta novela, eu estava cansada. Avisei ao Boni e ao Daniel Filho que eu estava estressada. Chegou um momento em que eu não conseguia mais decorar o texto”, declarou, Marília Pêra em entrevista.

Atriz da Globo, Marília Pêra (Foto: Reprodução, Globo)
Atriz da Globo, Marília Pêra (Foto: Reprodução, Globo)

Na novela da Globo, Manoela trabalha como empregada doméstica na casa de Donato. Após a morte do patrão, o resto da família – formada pela viúva Carolina, as filhas Silvia e Regina, e o pai de Donato, Seu Nicolau – passa a enfrentar dificuldades financeiras. Donato tinha passado um longo período no hospital, fazendo tratamentos caríssimos.

Marília Pêra, uma das atrizes mais consagradas de sua geração, não resistiu a um câncer de pulmão e morreu em 5 de dezembro de 2015. O período em que teve de lidar com a doença foi dramático: um médico afirmou que a artista só teria mais seis meses de vida