Atriz teve chance da vida na Globo ao protagonizar novela, mas não se esforçou: “Queria fazer outras coisas”


Maria Eduardo Machado em cena de Malhação na Globo. (Foto: reprodução/Globo)
Maria Eduardo Machado em cena de Malhação na Globo. (Foto: reprodução/Globo)

Atriz Maria Eduarda Carvalho teve a chance de protagonizar Malhação na Globo, mas não aproveitou

A novela Malhação sempre foi famosa por ser um trampolim para jovens atores que depois de participarem da trama teen, acabam se tornando grandes estrelas da televisão brasileira. Entre os nomes revelados pela novela ao longo dos anos estão Caio Castro, Cauã Reymond, José Loreto, Rafael Vitti, Débora Falabella, Priscila Fantin e Fernanda Vasconcellos, todos eles emendaram trabalhos após a novela e se consolidaram como grandes artistas da emissora.

Por isso, muitos atores lutavam para fazer parte do elenco da novela, na esperança de se destacar e conseguir novas oportunidades na Globo, especialmente em papéis principais. No entanto, há exceções, como o caso de Maria Eduarda Machado.

Maria Eduarda foi escalada para ser a protagonista da 14ª temporada de Malhação, exibida em 2007, interpretando a personagem Ciça. A temporada revelou vários nomes que se tornariam conhecidos posteriormente, como Rômulo Neto, Fiorella Mattheis e Klebber Toledo, mas Maria Eduarda não teve a mesma sorte, e por um motivo bastante curioso: ela não queria estar lá.

Maria Eduarda Machado foi protagonista de Malhação. (Foto: Reprodução/Montagem)
Maria Eduarda Machado foi protagonista de Malhação. (Foto: Reprodução/Montagem)

Atriz não se esforçou na novela

Em uma entrevista de 2017, a atriz confessou que não estava interessada em seguir uma carreira na Globo como atriz, e que diferentemente de seus colegas, não tinha a ambição de participar da novela.

“Normalmente, as pessoas que fazem Malhação tentam permanecer na emissora, emendar uma novela na outra. Eu não tinha essa ambição. Queria fazer outras coisas, me formar em outras áreas também, inclusive na parte humana. Eu não estava obcecada em permanecer lá. Não é que eu não aproveitei, eu simplesmente não estava me esforçando para estar naquele lugar”, disse ela.

Atriz Maria Eduarda Carvalho. (Foto: reprodução/internet)
Atriz Maria Eduarda Machado. (Foto: reprodução/internet)

“Acho que há atores que passam muito tempo pensando: ‘Ah, vou participar de uma novela, ficar famoso e as coisas vão acontecer a partir daí’. Mas não é assim que funciona. Pelo contrário, um ator precisa de bagagem, que é adquirida ao longo da vida. Acredito que cada experiência nos traz algo a mais, nos torna artistas com diversas facetas e coisas diferentes a oferecer”, completou a atriz, que é filha do jornalista Renato Machado.

Apesar de admitir que não estava focada em sua carreira como atriz, Maria Eduarda continuou investindo em outras áreas do meio artístico e se formou em Artes Cênicas em 2017. Depois de Malhação, ela só fez mais um trabalho na Globo, na minissérie Queridos Amigos, em 2008. Sua última aparição na televisão foi na novela Cúmplices de um Resgate, exibida pelo SBT em 2015.