Atrizes brigam em público por protagonista de sucesso da Globo: “Sou eu”


Betty Faria como Tieta (Foto: Reprodução/Globo)

Grandes atrizes da Globo acabaram brigando em público por causa de clássicos de Jorge Amado

O escritor Jorge Amado é um dos mais consagrados de nosso país. Foi das mãos deles que nasceu dois escritos muito famosos, Tieta e Gabriela. Tanto uma obra quanto a outra foi adaptada para o teatro, para o cinema e, inclusive, para a televisão. E todas fizeram sucesso tanto é que gerou ciúmes.

Veja bem, a novela Gabriela produzida em 1975 foi um marco para a carreira de Sônia Braga que chegou a virar símbolo sexual em plena ditadura militar. Após quase dez anos, nos anos 80, foi feita uma versão para o cinema de Gabriela e Sônia outra vez interpretou a personagem.

+ Galã da Globo, enquanto lutava contra um câncer, morreu com outra doença letal e notícia chocou o país

Já quase nos anos 90, em 89, a Globo resolveu adaptar para a TV outro clássico de Jorge Amado que foi Tieta e, desta vez, quem conquistou o seu lugar como protagonista foi Betty Faria. A resposta do público foi estrondosa e este trabalho assim como a personagem então marcarão a carreira de Betty.

Aí se passaram alguns anos e lá em 1995, Cacá Diegues quis fazer uma versão de Tieta para o cinema, mas não foi Betty Faria que interpretou a protagonista, e sim, Sônia Braga que ainda foi coprodutora do projeto.

ISSO DEU UM BAFAFÁ 

No mesmo ano, Betty estava no elenco da novela A Idade da Loba da Band e aproveitou a coletiva de imprensa para dizer o seguinte: “Para todo o povo brasileiro, a Tieta sou eu. Onde quer que eu vá, todos me chamam de Tieta. Nada vai mudar isso“.

+ Atriz atingiu colega de elenco em cheio na cabeça: “Sinto muito”

A alfinetada não teve efeito, desta vez, porque Sônia Braga não quis responder a declaração de Betty. Mas, segundo a atriz parece que a ideia de fazer um filme sobre Tieta nasceu ainda no começo dos anos 80.

Por outro lado, Betty Faria também revelou que a Globo tinha o plano de transformar a obra de Jorge Amado em uma novela. Segundo Sônia, ela ficou surpresa quando a trama foi ao ar e então resolveu engavetar o projeto do filme pela força da novela.

Sônia Braga como Gabriela (Foto: Reprodução)

Desde então Betty não engoliu Sônia ter interpretado Tieta, certa vez, a atriz chegou a criticar a colega que fazia um protesto para evidenciar a sujeira deixada pela população nas ruas. O ato era simples pegar uma vassoura e varrer.

Betty chegou a dizer para a revista Contigo que ela não precisava fazer nada disso para aparecer nos jornais. E não é que os anos se passaram e a rixa continuou? Em 2016, Faria deu entrevista para Bruno Astuto afirmou Sônia Braga não lhe pediu licença para interpretar Tieta e isso foi péssimo. Eita!