Autor de novela da Globo expôs confusão nos bastidores e fracasso de trama: “Não estava em condições”


Eduardo Moscovis e Gloria Pires em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)
Eduardo Moscovis e Gloria Pires em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)

Autor desabafou sobre fracasso de ‘Desejos de Mulher’: trama da Globo confusa e com personagens inconsistentes

O autor Euclydes Marinho falou abertamente sobre os desafios que enfrentou ao escrever a telenovela “Desejos de Mulher” (2002) para a Rede Globo. O programa, que foi ao ar no horário das 19h, foi criticado por ser confuso, e muitos personagens não conseguiram conquistar a simpatia do público.

+ Cancelado! Globo deu fim ao programa de Serginho Groisman em decisão surpreendente

Marinho admitiu que estava passando por um momento difícil em sua vida pessoal na época em que escrevia a novela, o que pode ter afetado a qualidade de seu trabalho. Na trama de “Desejos de Mulher”, ele pretendia explorar o universo da moda e contou com um elenco de renome para dar vida a seus personagens.

A novela destacou-se pelo reencontro das atrizes Gloria Pires e Regina Duarte, que anteriormente haviam interpretado mãe e filha na telenovela “Vale Tudo” (1988). No entanto, em “Desejos de Mulher”, Gloria e Regina interpretaram irmãs rivais. Apesar do elenco talentoso, que incluía também Jose de Abreu, José Wilker e Eduardo Moscovis, a novela enfrentou dificuldades para engajar o público.

Regina Duarte e Herson Capri em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)
Regina Duarte e Herson Capri em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)

Novela não atingiu boa audiência

A personagem de Regina Duarte não conseguiu conquistar o público, e a personagem Júlia, interpretada por Gloria Pires, começou a se destacar como a protagonista da trama, mesmo que inicialmente fosse planejada como a antagonista. A vilã Selma, interpretada por Alessandra Negrini, também ganhou mais destaque e se tornou popular entre os telespectadores.

+ Estrela discreta surpreendeu ao assumir namoro com colega da Globo

“Desejos de Mulher” teve baixa audiência, e a trama foi criticada por ser complexa e confusa. Marinho confirmou que conduziu mal a história, atribuindo isso ao fato de estar passando por uma fase pessoal difícil na época.

Euclydes Marinho durante entrevista (Foto: Reprodução/Globo)
Euclydes Marinho durante entrevista (Foto: Reprodução/Globo)

Escritor falou sobre sua situação na época e confusões nos bastidores

Ele explicou no livro Autores, Histórias da Teledramaturgia: “Eu não estava em condições de entrar em campo. Emocionalmente, afetivamente, eu atravessava um momento confuso. Estava me separando, morando em um hotel. Minha vida estava uma confusão”.

+ Apresentador famoso confessa ato inaceitável nos bastidores e deixa Luciano Huck furioso

Ademais, o autor admitiu que a novela foi inconsistente, com personagens agindo de forma incoerente, e a trama mudando de direção frequentemente. Ele tentou várias abordagens, mas “Desejos de Mulher” foi considerada a pior novela do ano pela imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.