Autor de O Rei do Gado precisou beber para conseguir terminar novela: “Tomei uns 75 litros de vodca”


Autor de O Rei do Gado enfrentou problemas com novela da Globo. (Foto: reprodução)
Autor de O Rei do Gado enfrentou problemas com novela da Globo. (Foto: reprodução)

Benedito Ruy Barbosa é um dos autores mais bem sucedidos da história da Globo, e segue em alta mesmo sem estar mais na ativa. Recentemente, por exemplo, o canal produziu um remake de uma grande novela do autor, Pantanal, que foi um sucesso, e atualmente exibe a reprise de O Rei do Gado, que consegue bons índices de audiência.

A boa fase das novelas rurais do autor, aliás, já faz a emissora carioca planejar o remake de outra obra dele: Renascer, considerada por muitos o melhor folhetim do novelista, e que foi exibida originalmente em 1993. Dessa vez, no entanto, assim como ocorreu com Pantanal, o trabalho de escrita deve ficar a cargo do neto de Benedito, Bruno Luperi.

Apesar do grande talento e sensibilidade no seu texto, Benedito costumava causar ou enfrentar alguns problemas durante a escrita de suas novelas, com direito a afastamento por atraso na entrega dos capítulos.

Benedito Ruy Barbosa foi autor de Voltei Pra Você. (Foto: reprodução)
Benedito Ruy Barbosa foi autor de Voltei Pra Você. (Foto: reprodução)

Autor de O Rei do Gado precisou beber para terminar novela

Um dos casos mais emblemáticos da carreira do autor de O Rei do Gado ocorreu em 1983, com a novela Voltei Pra Você, mas nesse caso, foi ele quem acabou enfrentando um problema causado pela Globo.

Acontece que Benedito Ruy Barbosa acabou não tendo participação na escolha do elenco e do local onde a novela seria ambientada, algo que raramente ocorre no processo de produção de folhetins na emissora. A novela, estrelada por Paulo Castelli, Cristina Mullins e Paulo Figueiredo, foi gravada na cidade mineira de São João Del Rei, a pedido do próprio canal, algo que desagradou bastante o novelista.

Em depoimento ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, lançado em 2009, o veterano revelou que precisou beber bastante para conseguir lidar com os problemas e terminar a novela. “Escrevi uma novela para um elenco que não tinha escolhido, ambientada em um cenário que não era o meu. (…) Se não me engano, tomei uns 75 litros de vodca para terminar essa novela. Pergunta para a minha mulher. Ela guardou todas as garrafas para me mostrar no final da novela. Quando vi, nem acreditei!”, contou.