Autor expôs confusão em trama da Globo e admitiu o fracasso: “Eu não estava em condição”


Eduardo Moscovis e Gloria Pires em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)
Eduardo Moscovis e Gloria Pires em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)

Desafios e críticas marcam a novela “Desejos de Mulher”, trama exibida pela Globo

Em 2002, Euclydes Marinho, autor renomado, enfrentou desafios notáveis ao criar a novela “Desejos de Mulher”. Exibida na faixa das 19h na Globo, a trama recebeu críticas de ser enigmática, e a maioria dos personagens não conseguiu conquistar a simpatia do público.

+ Você sabia? Chocolate com Pimenta quase foi barrada por ser apimentada demais para horário

Marinho, passando por uma fase desafiadora em sua vida pessoal, confessa que isso afetou a qualidade de seu trabalho. Ele tentou explorar o universo da moda na trama, e contou com um elenco estelar para o efeito.

A novela marcou o reencontro das atrizes Gloria Pires e Regina Duarte, famosas por interpretarem mãe e filha na novela “Vale Tudo” (1988). Além delas, a trama também contou com grandes nomes como José de Abreu, José Wilker e Eduardo Moscovis. No entanto, em “Desejos de Mulher”, Gloria e Regina interpretavam irmãs rivais, e não mãe e filha.

+ Ator de Travessia foi vítima de golpe e acabou se dando mal: “O Brasil não é para amadores”

Contudo, o papel de Duarte não conseguiu agradar ao público. A personagem Júlia, irmã interpretada por Gloria Pires, assumiu a posição de protagonista, embora inicialmente fosse a antagonista da história. Além disso, a vilã Selma, interpretada por Alessandra Negrini, também ganhou mais destaque e conquistou a simpatia dos telespectadores.

Euclydes Marinho durante entrevista (Foto: Reprodução/Globo)
Euclydes Marinho durante entrevista (Foto: Reprodução/Globo)

Autor justificou o fraco desempenho

A novela “Desejos de Mulher”, no entanto, não teve um bom desempenho no Ibope, e suas tramas foram percebidas como confusas. Euclydes admitiu que sua direção na história não foi eficaz, atribuindo isso à sua condição pessoal desfavorável na época.

Ele compartilhou que estava emocional e afetivamente em uma fase confusa de sua vida. Em processo de separação, vivendo em um hotel, sua vida pessoal estava tumultuada. Ele reconheceu que essa situação refletiu em seu trabalho.

+ Autor se recusa a trabalhar com atriz de “A Grande Família” e detonou ao expor motivo: “Chata pra caramba”

Cada novo capítulo da novela apresentava uma faceta diferente, resultando em uma trama completamente desordenada. Os personagens não apresentavam consistência, mudando de comportamento diariamente. Euclydes tentou vários caminhos para corrigir o curso da trama, mas “Desejos de Mulher” ainda foi considerada a pior novela do ano pela imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo. Euclydes, que já teve suas obras consideradas as melhores do ano, agora enfrentava o lado oposto do espectro.

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.