Autor expôs que Silvio de Abreu prejudicou muito novela da Globo: “Me dói falar”


O autor João Ximenes Braga (Foto: Divulgação/Globo)

O autor João Ximenes Braga falou sobre fracasso de novela na Globo

João Ximenes Braga participou de uma live feita pela Editora SC Literato no Instagram e comentou os bastidores conturbados de Babilônia. Ele contou que a trama enfrentou diversas mudanças no roteiro, o que culminou em um dos maiores fracassos da dramaturgia da Globo.

O autor disse que as intervenções feitas por Silvio de Abreu atrapalharam o andamento do folhetim.

+ Wolf Maya disse que não voltaria para a Globo e expôs motivo: “Não preciso”

“Babilônia é uma coisa que me dói falar. É público que houve uma interferência a partir da terceira semana, descaracterizou a novela, e a novela que se deu ali depois dessa interferência não foi a que eu gostaria de ter feito, não foi a que eu me propus a fazer, não tinha a espinha dorsal original da novela e isso prejudicou muito”, relatou.

Silvio de Abreu (Foto: Reprodução)
O diretor Silvio de Abreu (Foto: Divulgação)

João, no entanto, recordou que Babilônia tinha uma boa repercussão diante da crítica especializada e de parte do público antes das primeiras alterações.

+ Cavalo supostamente morto e cão dopado: momentos em que a Globo foi acusada de maltratar animais

“Eu lembro que a audiência estava baixa mas tinha um prestígio de crítica e repercussão nas redes sociais. Avenida Brasil não tinha no início esse prestígio que Babilônia tinha ali naquelas primeiras semanas. Mas a empresa, que é dona do produto, achou por bem intervir, mudar os rumos da novela e eu não fiquei satisfeito com o resultado final”, comentou.

Novela Babilônia derrubou a audiência da Globo (Foto: Alex Carvalho/ TV Globo)
Novela Babilônia derrubou a audiência da Globo (Foto: Alex Carvalho/ TV Globo)

Ator falou sobre novela que rendeu prêmio

Além disso, o autor relembrou sobre o seu primeiro trabalho como autor principal na Globo, Lado a Lado, em parceria com Claudia Lage. A trama tinha como plano de fundo o período pós-Abolição da Escravatura no Brasil.

Na época, a novela também teve baixa audiência, mas se sobressaiu contra Avenida Brasil na premiação do Emmy Internacional como melhor novela de 2012.

“As coisas que a gente conseguiu fazer ali de representatividade, em uma época que ainda existia menos insistência sobre esse ponto, mas a gente conseguiu avançar bastante. Era uma novela que misturava diversos eventos históricos reais, como a Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, e eu tenho muito orgulho de ter feito”, declarou sobre a novela que ganhou o prêmio internacional.

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.