Furioso! Autor consagrado da Globo ameaçou dar porrada em Walcyr Carrasco: “Queria bater nele”


Autor da Globo foi afastado de novela (Foto: reprodução/ Fatos da TV)
Autor da Globo foi afastado de novela (Foto: reprodução/ Fatos da TV)

Após vários contratempos em trama polêmica da Globo, autor da novela acabou substituído e por colega da emissora

Em 2002, a crise na novela “Esperança” (2002) foi tão grande que gerou até ameaça de porrada nos bastidores da Globo.

Então, Walcyr Carrasco havia assumido os roteiros da trama. Contudo, o autor original, Benedito Ruy Barbosa, não gostou do rumo que o substituto deu à história, e o clima ficou péssimo.

O folhetim “Esperança” não só não agradou ao público como também gerou problemas para os atores. Os roteiros estavam chegando com pouca antecedência para o elenco, provocando atrasos no cronograma de gravações.

Os atores estão gravando as cenas apenas dois dias antes de irem ao ar. O normal é que esse espaço seja de cinco dias“, de acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de 7 de setembro de 2002.

Entretanto, Benedito Ruy Barbosa colocou a culpa na edição: “É difícil, porque eu escrevo sozinho, mas estou conseguindo me adiantar outra vez”.

“Eu achava que estava com dez capítulos de frente e, de repente, descobri que estava atrasado, porque os capítulos vinham sendo reeditados e espichados todos os dias”, explicou ao jornal “O Globo” de 22 de setembro de 2002.

Dessa forma, Benedito também considerou que problemas pessoais interferiram em seu desempenho como autor da novela, conforme declarou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia”, do projeto Memória Globo.

” Eu não queria que a novela fosse ao ar junto com a Copa do Mundo [de 2002, na Coreia do Sul e no Japão] e com o horário político. Achei que me prejudicaria. Mas teimaram e fizeram mesmo assim“, contor.

“Além disso, minha mãe estava doente. Eu deixava de escrever para ir ao hospital, voltava para casa chocado, tentava escrever. Foi ficando muito difícil para mim até que, um dia, resolvi parar“, disse Barbosa.

Autor Benedito Ruy Barbosa. (Foto: reprodução/Globo)
Autor Benedito Ruy Barbosa. (Foto: reprodução/Globo)

O autor assumiu a novela

Em novembro de 2002 a Globo decidiu colocar Walcyr Carrasco para substituir Barbosa na autoria da novela.

Assim, Walcyr assumiu “Esperança” a partir do capítulo 149, auxiliado por Thelma Guedes. O autor da Globo tinha as missões de ajeitar a trama e acabar com os atrasos na entrega dos capítulos.

Contudo, o autor substituto disse à imprensa que pretendia respeitar ao máximo a história, porem acabou mexendo bastante, incluindo novas tramas e personagens e transformando as personalidades de alguns.

Dessa forma, o ibope chegou a subir um pouco, mas Carrasco perdeu um telespectador: o próprio Benedito Ruy Barbosa.

“Quando ele assumiu a novela, deixei de assistir. Se visse, queria bater nele. Na época, liguei para o Mário Lúcio Vaz [então diretor artístico da Globo) e falei“, esbravejou o autor da Globo.

“Avisa o Walcyr que, quando eu encontrar com ele, eu vou dar porrada, entendeu?Ele simplesmente acabou com minha novela. Não terminou como eu queria”, revelou Benedito Ruy Barbosa.

“Depois, mandou uma carta pedindo desculpas. Coitado! No fim, tudo terminou bem”, declarou o autor ao livro “A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo”, de André Bernardo e Cintia Lopes.

Por fim, Walcyr Carrasco foi até os últimos capítulos de “Esperança”; a novela da Globo terminou em fevereiro de 2002. Em 2003, Walcyr estreou o folhetim “Chocolate com Pimenta”.

Autor Walcyr Carrasco. (Foto: reprodução/Globo)
Autor Walcyr Carrasco. (Foto: reprodução/Globo)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.