Pedido de ajuda de autor fez novela da Globo engrenar após momento caótico: “Um grave problema”


Novela Rainha da Sucata (Foto: TV Globo)
Novela Rainha da Sucata (Foto: TV Globo)

Gilberto Braga forneceu seu conhecimento para ajudar a alavancar uma das maiores tramas de sucesso da Globo

Uma das novelas mais conhecidas e mais bem-sucedidas da história não só da Globo, mas da televisão brasileira é Rainha da Sucata. Apesar do estrondoso sucesso, a trama não teve bom começo.

+ Os ex-participantes do Big Brother Brasil que já foram presos e muitos não sabiam

O autor da obra, Silvio de Abreu, foi muito pressionado, devido aos baixos índices no ibope que a novela registrava em seu começo e, também, devido à forte concorrência da versão original de Pantanal (1990).

Foi então que Abreu decidiu tomar dura medida e convocou Gilberto Braga (1945-2021) a ajudá-lo na escrita dos capítulos da obra. A atitude se devia ao fato de que Silvio não conseguia entregar os capítulos da obra em dia.

“Um grave problema particular, muitos problemas com computadores e a adaptação de capítulos já escritos para a nova realidade econômica brasileira foram os motivos alegados pelo escritor para o atraso”, disse a Folha de S.Paulo, ao falar da justificativa da lentidão na entrega dos capítulos.

As razões apresentadas pela Folha estavam escritas em manuscrito enviado por Abreu à direção da Globo. Silvio de Abreu tomou então a decisão de ir ao seu sítio no Guarujá para escrever os próximos blocos de capítulos da novela. Gilberto Braga, entretanto, ficou encarregado de enviar à Rede Globo os capítulos mais próximos.

Duração dos capítulos

De acordo com a Folha de S.Paulo, os capítulos estavam muito curtos e isto era problemático. Roberto Talma (1949-2015)- então diretor-executivo da Rede Globo-alegou que os episódios de novelas das 20h deveriam ficar entre 45 e 50 minutos. O problema é que Rainha da Sucata apresentava 30 minutos por capítulo.

Roberto disse ainda que realizaram três capítulos em um, com o intuito de não só aumentar a duração como se fazia necessário, mas também de fazer a novela ocupar parte do horário de Pantanal, para bater os concorrentes.

Silvio disse que foi com a ajuda de Gilberto – que sempre dizia o que achava estar errado e o que necessitava ser feito – que a novela se transformou no grande sucesso que todos conhecem.

O autor Silvio de Abreu (Foto: Divulgação)
O autor Silvio de Abreu (Foto: Divulgação)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.