Autores disputaram novela de maior sucesso da história da Globo e briga foi exposta: “Disse a verdade”

11/05/2023 às 15h00

Por: Renan Santos
Imagem PreCarregada
Roque Santeiro foi a novela de maior sucesso da Globo. (Foto: reprodução)

Aguinaldo Silva e Dias Gomes disputaram créditos de Roque Santeiro na Globo

Roque Santeiro é, sem dúvidas, a novela mais bem-sucedida da história da Globo, com uma audiência recorde de 74 pontos no Ibope. Porém, nos bastidores da emissora, houve uma disputa acirrada pelo título de autor da obra.

A trama foi inicialmente escrita por Dias Gomes, que, após 51 capítulos, decidiu se afastar devido ao ritmo frenético da produção. Aguinaldo Silva assumiu a autoria durante os três meses em que Dias esteve fora, e quando o veterano retornou, Roque Santeiro já era um fenômeno. Dias Gomes, no entanto, não ficou contente em ver Aguinaldo Silva receber todo o crédito pelo sucesso da novela que ele havia criado, e exigiu escrever os últimos capítulos.

Aguinaldo não aceitou bem a situação e chegou a escrever uma carta para os executivos da Globo reclamando da atitude de Dias. Em entrevista ao livro A Seguir, Cenas dos Próximos Capítulos, Aguinaldo afirmou que Dias não demonstrou interesse pela novela e até pode não ter assistido a ela até retornar.

Autores Aguinaldo Silva e Dias Gomes. (Foto: reprodução)
Autores Aguinaldo Silva e Dias Gomes. (Foto: reprodução)

Disputa nos bastidores

Dias teria pedido a Aguinaldo que desse uma declaração à imprensa de que ele estava deixando a novela como uma forma de homenagem. Aguinaldo percebeu que isso o deixaria como autor secundário e decidiu falar a verdade: que Dias estava interessado apenas em escrever o final da novela.

“Na ocasião, ele chegou a pedir que eu desse uma declaração à imprensa de que eu estava saindo da novela como uma forma de homenageá-lo. Naquele momento eu percebi que, se eu fizesse isso, estaria me condenando a ser eternamente o segundo, um autor secundário […] Foi quando virei a mesa. Saí, mas disse a verdade: que o Dias estava apenas interessado em escrever o final de Roque Santeiro”, revelou o veterano.

Veja também

Assim, Dias Gomes escreveu os últimos 48 capítulos de Roque Santeiro, consolidando a novela como a mais bem-sucedida da história da Globo. A disputa entre os autores, no entanto, causou uma briga que durou anos, só sendo resolvida em 1999, pouco antes da morte de Dias.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.