Autores disputaram novela de maior sucesso da história da Globo e briga foi exposta: “Disse a verdade”


Roque Santeiro foi a novela de maior sucesso da Globo. (Foto: reprodução)
Roque Santeiro foi a novela de maior sucesso da Globo. (Foto: reprodução)

Aguinaldo Silva e Dias Gomes disputaram créditos de Roque Santeiro na Globo

Roque Santeiro é, sem dúvidas, a novela mais bem-sucedida da história da Globo, com uma audiência recorde de 74 pontos no Ibope. Porém, nos bastidores da emissora, houve uma disputa acirrada pelo título de autor da obra.

A trama foi inicialmente escrita por Dias Gomes, que, após 51 capítulos, decidiu se afastar devido ao ritmo frenético da produção. Aguinaldo Silva assumiu a autoria durante os três meses em que Dias esteve fora, e quando o veterano retornou, Roque Santeiro já era um fenômeno. Dias Gomes, no entanto, não ficou contente em ver Aguinaldo Silva receber todo o crédito pelo sucesso da novela que ele havia criado, e exigiu escrever os últimos capítulos.

Aguinaldo não aceitou bem a situação e chegou a escrever uma carta para os executivos da Globo reclamando da atitude de Dias. Em entrevista ao livro A Seguir, Cenas dos Próximos Capítulos, Aguinaldo afirmou que Dias não demonstrou interesse pela novela e até pode não ter assistido a ela até retornar.

Autores Aguinaldo Silva e Dias Gomes. (Foto: reprodução)
Autores Aguinaldo Silva e Dias Gomes. (Foto: reprodução)

Disputa nos bastidores

Dias teria pedido a Aguinaldo que desse uma declaração à imprensa de que ele estava deixando a novela como uma forma de homenagem. Aguinaldo percebeu que isso o deixaria como autor secundário e decidiu falar a verdade: que Dias estava interessado apenas em escrever o final da novela.

“Na ocasião, ele chegou a pedir que eu desse uma declaração à imprensa de que eu estava saindo da novela como uma forma de homenageá-lo. Naquele momento eu percebi que, se eu fizesse isso, estaria me condenando a ser eternamente o segundo, um autor secundário […] Foi quando virei a mesa. Saí, mas disse a verdade: que o Dias estava apenas interessado em escrever o final de Roque Santeiro”, revelou o veterano.

Assim, Dias Gomes escreveu os últimos 48 capítulos de Roque Santeiro, consolidando a novela como a mais bem-sucedida da história da Globo. A disputa entre os autores, no entanto, causou uma briga que durou anos, só sendo resolvida em 1999, pouco antes da morte de Dias.