Incerteza no SBT: Os bastidores da maior crise de audiência na história da emissora

07/03/2024 às 23h28

Por: Bruna Alves
Apresentador e dono do SBT Silvio Santos (Foto: Reprodução, SBT)
Apresentador e dono do SBT Silvio Santos (Foto: Reprodução, SBT)

Nos bastidores do SBT, uma atmosfera de incerteza paira enquanto a equipe luta para encontrar soluções para reverter essa tendência preocupante

A situação do SBT é crítica. A emissora, agora sem a presença constante de Silvio Santos, mergulhou na pior crise de sua história e não mostra qualquer sinal de recuperação. Pelo contrário.

Os dias de glória parecem cada vez mais distantes. Com isso, os desafios de Daniela Beyruti, nova vice-presidente da emissora e filha de Silvio, tornam-se ainda maiores.

À nova executiva cabe a missão de resgatar o canal, que já foi vice-líder absoluto de audiência, do buraco em que se encontra. Uma tarefa que se torna cada vez mais espinhosa.

O SBT enfrentou em 8 de novembro de 2023 a pior quarta-feira de sua história. O canal de Silvio Santos registrou apenas 2,5 pontos na Grande São Paulo durante as 24 horas, segundo dados do Kantar Ibope Media.

Nos bastidores da emissora, há apreensão e nervosismo, de acordo com fontes internas. O mais surpreendente é que esse recorde negativo ocorreu em um dia de estreia.

LEIA TAMBÉM:

A emissora começou uma reprise da novela mexicana “Abismo de Paixão” na faixa Novelas da Tarde, que alcançou modestos 3,8 pontos e um pouco honroso quarto lugar na audiência, atrás de Globo, Record e Band.

Em tempos menos críticos, as novelas mexicanas traziam bons resultados ao canal. Não por acaso, elas ocupam o fim de tarde do SBT há muitos anos. Contudo, até os folhetins clássicos têm perdido força diante da clara fuga de público que o canal tem enfrentado nos últimos anos.

Filha de Silvio Santos, Daniela Beyruti (Foto: Reprodução)

Filha de Silvio Santos, Daniela Beyruti (Foto: Reprodução)

A emissora passa por crise

O SBT atravessa sua maior crise de audiência em um momento de mudança de liderança. Silvio Santos tem se afastado cada vez mais das decisões do canal, que agora são responsabilidade de sua filha, Daniela Beyruti.

Cautelosa, a nova executiva demonstra pouca pressa em realizar grandes mudanças na emissora.

Pelo contrário, segundo a imprensa especializada, Daniela passou o ano de 2023 conduzindo reuniões e estudos para uma reestruturação de grade mais cuidadosamente planejada. Espera-se que uma série de novidades seja lançada no próximo ano.

No entanto, as supostas inovações anunciadas têm gerado preocupação. Informações de bastidores indicam que a executiva pretende apostar em nomes populares das redes sociais, como Lucas Guimarães e Virgínia Fonseca.

No entanto, a emissora também tem realizado contratações significativas, como Regina Volpato e Cléber Machado.

Entretanto, entre as novidades cogitadas para 2024 estão uma revista eletrônica matinal e um jornal popular no final da tarde. São iniciativas que o canal já tentou anteriormente sem sucesso. Por que seria diferente agora?

É importante lembrar que, apesar da transição lenta, Daniela Beyruti já começou a agir com firmeza nos bastidores. Desde o início de sua gestão, por exemplo, ela demitiu pessoas de confiança ou “favoritas” de Silvio Santos.

Daniela dispensou Dudu Camargo, anteriormente “protegido” por Silvio, e também se separou de Fernando Pelegio, diretor de planejamento artístico e de criação da emissora, considerado o “braço direito” do proprietário do SBT.

Dudu Camargo no SBT (Foto: Reprodução/SBT)

Dudu Camargo no SBT (Foto: Reprodução/SBT)

A filha do dono tem um perfil diferente

O SBT foi moldado à imagem e semelhança de seu dono, Silvio Santos. O animador sempre foi conhecido por confiar em seu instinto, fazendo apostas que ele considerava promissoras.

Ele errou muito, é verdade, mas também acertou em muitas ocasiões. Esse jeito meio impulsivo de Silvio trabalhar sempre foi uma característica do SBT.

Daniela Beyruti, pelo que parece, possui um perfil diferente de seu pai. Aparentemente, ela conduz análises mais meticulosas e planeja cuidadosamente uma nova programação.

E tem pago o preço por isso, afinal, enquanto ela estuda, a audiência do SBT diminui dia após dia.

No entanto, é evidente que a realidade do mercado é outra, muito diferente dos tempos de Silvio Santos. Não é mais viável fazer apostas às cegas, como o empresário costumava fazer. Daí a importância de um planejamento sólido e bem fundamentado.

No entanto, o momento é crítico. É necessário agir com mais rapidez nas decisões para evitar que o SBT perca ainda mais terreno. O canal enfrenta uma situação delicada e requer medidas urgentes.

Apresentador Silvio Santos (Foto: Reprodução, SBT)

Apresentador Silvio Santos (Foto: Reprodução, SBT)

Autor(a):

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.