Bastidores de Pantanal acabou virando ringue de luta: “encher ele de porrada”


Novela Pantanal (Foto: Reprodução)
Novela Pantanal (Foto: Reprodução)

Os bastidores da novela Pantanal foi bastante movimentando, tanto que rolou uma enorme briga entre os envolvidos na trama; Entenda

Pantanal foi um grande sucesso na exibição de sua primeira versão e repetiu o feito no seu remake. Em 1980, o autor Benedito Ruy Barbosa enfrentou resistência da emissora para conseguir realizar a produção. Na década de 1980, Benedito Ruy Barbosa apresentou a sinopse de Pantanal à Globo. A ideia, como se sabe, era narrar uma saga familiar rural, tendo as belezas naturais do bioma como cenário. E, para isso, era necessário gravar no local.

Mas como as gravações seriam em um local afastado, a Globo achava inviável tornar Pantanal uma realidade. Contudo, a emissora autorizou um estudo do local. Com isso, Benedito Ruy Barbosa, acompanhado dos diretores Herval Rossano e Atílio Riccó, voou até o Pantanal.

Novela Pantanal (Foto: Reprodução, Globo)

A Briga

A missão era verificar a viabilidade de gravar Pantanal na região. Com fama de extremamente exigente, Rossano se decepcionou com a paisagem pantaneira. Era época de chuvas e estava quase tudo alagado. Ele disse a Benedito que seria impossível produzir a trama ali.

+ Protagonista de O Rei do Gado deixou Globo sem chão após se vingar da emissora

O autor tentou argumentar, sem sucesso. De temperamento igualmente explosivo, ele iniciou uma discussão com Rossano a bordo do avião. Os ânimos ficaram tão exaltados que quase houve briga física. “Eu queria encher ele de porrada”, contou Benedito no livro ‘Biografia da Televisão Brasileira’.

Coincidência ou não, no auge do embate entre os dois, que foram separados na cabine para não saírem no braço, o jatinho perdeu estabilidade. Os pilotos foram obrigados a aplicar toda a habilidade técnica para impedir que a aeronave despencasse com os diretores de Pantanal.

Novela Pantanal (Foto: Reprodução, Globo)

Então, na volta ao Rio, Herval Rossano convenceu a direção da Globo a não produzir Pantanal. Contudo, seis anos depois, Benedito emplacou Pantanal na TV Manchete, com direção geral de Jayme Monjardim. Foi um fenômeno de audiência e entrou para a história da teledramaturgia.