Em cima da hora! Hoje sucesso na Globo, BBB quase faliu e saiu do ar por falta de anunciantes
11/03/2024 às 16h30
Hoje sucesso na Globo, BBB quase saiu do ar por falta de anunciantes
O BBB, hoje um dos reality shows mais populares e lucrativos da televisão brasileira, teve um começo marcado por desafios comerciais inesperados. Na sua primeira edição, o programa não obteve o sucesso comercial antecipado, enfrentando dificuldades na venda de cotas de patrocínio e publicidade, o que fez com que a atração quase fosse cancelada pela Globo.
Enquanto o concorrente SBT exibia a Casa dos Artistas, com cotas de patrocínio variando entre R$2 e R$4 milhões, a Globo estabeleceu o preço do BBB1 em R$5 milhões, um valor considerado alto por muitos anunciantes. Apesar da oferta generosa de tempo de exposição, que incluía programas semanais e diários, a emissora não conseguiu fechar nenhuma das quatro cotas de patrocínio antes da estreia do programa.
Somente um dia após a estreia, a Globo conseguiu fechar as cotas, vendendo-as para Fiat, Bombril, Kaiser e Ponto Frio, por R$3,75 milhões cada. Além disso, Brastemp e Unilever adquiriram pacotes menores para divulgar Dove e Rexona. Ainda foram fechadas ações de merchandising avulsas com Brastemp e Fiat.
Meta alcançada a tempo
Apesar do sucesso comercial posterior do programa, a cota “cross media”, que incluía internet, rádio, jornal e televisão, não foi vendida na época. Octávio Florisbal, superintendente comercial da Rede Globo, explicou que era comum fechar as negociações “na última hora”, e que, apesar dos desafios iniciais, a meta prevista foi alcançada.
Com o passar do tempo, o BBB se tornou um dos programas mais lucrativos da história da emissora, demonstrando sua capacidade de se adaptar e evoluir.