ALERTA

Beneficiários NESTA situação estão a UM passo de PERDEREM o Bolsa Família HOJE (23/06)

23/06/2024 às 16h00

Por: Diego José Laureano
Imagem PreCarregada
Alerta aos beneficiários do Bolsa Família (Foto: Reprodução / Pronatec)

Um comunicado de extrema importância foi revelado para os beneficiários do Bolsa

Milhares de brasileiros estão a poucos passos de perderem o Bolsa Família permanentemente. Por isso, é importante tomar cuidado para que isso não aconteça.

O Bolsa Família é um dos principais programas sociais do Brasil, idealizado pelo Governo Federal e pago através do aplicativo Caixa Tem, possibilitando assistência financeira às famílias de baixa renda.

SAIBA MAIS! Fim de serviço crucial no WhatsApp é confirmado e afeta em cheio quem usa o aplicativo

Porém, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) realiza revisões periódicas em 2024, conhecidas como pente-fino, para garantir que os benefícios sejam concedidos de forma justa e correta de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.

Apesar de dura, essa medida é feita com o intuito para garantir a correta destinação dos recursos e evitar possíveis fraudes. Só para se ter uma noção, cerca de 1,2 milhões de pagamentos do Bolsa Família foram bloqueados, ao longo de 2023, por conta dessas inconsistências de informações.

Veja também

O ministro Wellignton Dias enfatizou a importância de manter a opção de registro unipessoal para quem se enquadra nessa situação. Outra situação que pode levar o benefício a ser bloqueado é a baixa frequência escolar das crianças cadastradas no programa.

Caso tenha o benefício bloqueado, procure o quanto antes um posto de atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) no município onde mora, para resolver a situação o quanto antes.

Grande notícia para endividados do Bolsa Família
Aplicativo do Bolsa Família (Foto: Reprodução / Gov)

QUAL É O CALENDÁRIO DE JUNHO DO BOLSA FAMÍLIA?

O pagamento do Bolsa Família em junho continuará o cronograma usual, com os beneficiários recebendo suas parcelas nas seguintes datas:

NIS final 1: 17 de junho;
NIS final 2: 18 de junho;
NIS final 3: 19 de junho;
NIS final 4: 20 de junho;
NIS final 5: 21 de junho;
NIS final 6: 24 de junho;
NIS final 7: 25 de junho;
NIS final 8: 26 de junho;
NIS final 9: 27 de junho;
NIS final 0: 28 de junho;

De acordo com uma medida do Ministério de Desenvolvimento Social, os municípios em estado de emergência ou calamidade pública receberão o Bolsa Família antecipado.

Nestes casos, o pagamento do benefício já foi liberado independentemente do número do NIS, desde o dia 17 de junho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.