Que fim levou

Perda irreparável: Braço direito de Eliana se foi aos 39 anos após sofrer hemorragia


Eliana em seu programa no SBT (Foto: Divulgação/ SBT)

O artista, que trabalhou no SBT e na Record ao lado de Eliana, faleceu aos 39 anos por conta de uma hemorragia decorrente da hepatite C

No SBT e na Record, Eliana teve dois parceiros que a auxiliaram a percorrer sua trajetória no universo infantil.

Um deles foi Hélio Eduardo Afonso, conhecido como Pitoco, que acompanhou a apresentadora nos programas Bom Dia & Cia e Eliana & Alegria.

A carreira de Hélio teve início de forma inesperada. Ele acompanhou um amigo que faria um teste no SBT. O ator aproveitou a oportunidade, também realizou um teste e foi contratado em 1996.

O primeiro papel de Hélio foi interpretando o Melocoton, personagem muito querido pelas crianças e que se tornou um boneco. A voz era de Edílson Oliveira da Silva, o intérprete de Chiquinho e Ed Banana.

Eliana e Pitoco (Hélio Afonso)
Eliana e Pitoco (Hélio Afonso) (Foto: reprodução/Record)

Um assistente de palco divertido

Em 1998, Eliana assinou contrato com a Record e trouxe Edilson e Hélio, que se tornou Pitoco, assistente de palco da apresentadora e companheiro de Chiquinho nas brincadeiras que realizavam no palco.

Veja também

Assim, sempre bem-humorado e brincalhão, Hélio não precisava se disfarçar em uma fantasia para alegrar as crianças que assistiam ao programa. Além do Eliana & Alegria, ele participou do Eliana no Parque e do Eliana na Fábrica Maluca.

Dessa forma, em 2005, a apresentadora decidiu mudar para o entretenimento e Hélio também se despediu do público infantil. Durante esse período, ele trabalhou no Show do Tom e no Ed Banana, programa comandado por seu amigo Edílson.

Entretanto, longe da televisão, o ator esteve ativo no teatro, atuando como protagonista na peça O Pequeno Polegar, encenada em 2008.

Assim, enfrentando problemas de saúde, Hélio se afastou dos palcos para tratar a Hepatite C. Ele faleceu em 10 de junho de 2009, aos 39 anos, devido a uma hemorragia interna.

“Pitoco era um homem de estatura pequena, mas de grande coração, amigo de todos, perspicaz, vitorioso em todos os aspectos. Onde quer que esteja, certamente continuará trazendo muita alegria a todos”, contou.

“E aqui, sentiremos sua falta. Muita luz para você, meu amigo, vá com Deus”, disse Eliana em uma homenagem a seu amigo.

Pitoco (Hélio Afonso)
Pitoco (Hélio Afonso) (Foto: reprodução/Facebook)

Autor(a):

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.