Crise? Globo paga aos participantes do BBB valor quase três vezes menor que o de reality rival


BBB tem cachê menor que o de A Fazenda. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
BBB tem cachê menor que o de A Fazenda. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Mesmo com maior faturamento do Brasil, BBB tem cachê baixo

O programa de televisão brasileiro que mais gera receita atualmente é o BBB, o que surpreende muitas pessoas, uma vez que o faturamento chega quase a R$ 1 bilhão, e cada cota de patrocínio é estimada em R$ 29 milhões.

No entanto, engana-se quem pensa que a maior parte desse dinheiro é usada para pagar cachês milionários aos participantes, especialmente aqueles que são famosos e fazem parte do grupo “Camarote”. De acordo com o colunista Leo Dias, cada um dos famosos na temporada atual receberá apenas R$ 30 mil por sua participação, parcelados em quatro vezes.

De acordo com o contrato assinado com a Globo, os participantes concordam em ceder seus direitos de imagem e uso de voz permanentemente, permitindo que a emissora utilize todas as imagens e áudios gravados dentro da casa do reality show pelo tempo que desejar.

Elenco de A Fazenda. (Foto: reprodução/Record)
Elenco de A Fazenda. (Foto: reprodução/Record)

Cachê é menor que o de A Fazenda

No entanto, é interessante comparar esse valor com o cachê pago aos participantes de A Fazenda, reality show produzido pela Record. Apesar de ter um faturamento muito menor do que o BBB, a Record paga a cada participante um cachê de R$ 80 mil e um valor adicional de R$ 2 mil por cada ação de merchandising realizada no programa.

Obviamente, o valor recebido pelos participantes de A Fazenda também pode variar dependendo das premiações concedidas aos vencedores das provas realizadas durante o reality, que incluem, por exemplo, carros novos, além do prêmio principal de mais de R$ 1,5 milhão para o grande vencedor.

Além disso, é importante notar que a maioria dos participantes do BBB não está motivada pelo valor fixo que recebem ou pelo prêmio principal, mas sim pela oportunidade de se tornarem conhecidos e aproveitar o programa como uma vitrine para realizar campanhas publicitárias lucrativas após sua saída.