Carlos Alberto de Nóbrega escolheu seu sucessor para A Praça é Nossa, mas voltou atrás: “Desejar um mal”
07/11/2022 às 22h30
A Praça é Nossa já se tornou um dos programas mais longevos da história do SBT e da televisão brasileira, mas com a idade avançada do apresentador Carlos Alberto de Nóbrega (86 anos), muita gente especula quem será o seu sucessor já há alguns anos.
Para quem não sabe, o formato do humorístico foi criado e apresentado originalmente pelo pai de Carlos Alberto, Manuel de Nóbrega, ainda nos anos 1950, e passou a ser comandado pelo filho no final dos anos 1980. Naturalmente, o nome escolhido, até para seguir essa “sucessão familiar” do programa, seria o filho de Carlos Alberto, Marcelo de Nóbrega, que é diretor da Praça é Nossa, e que já chegou a apresentar a atração em outras versões.
Em 2016, Carlos Alberto chegou a responder uma brincadeira do filho e sugerir que ele realmente seria o seu sucessor, mas que isso ainda levaria um bom tempo para acontecer. Porém, em 2020, em entrevista ao Conversa com Bial, da Globo, o veterano surpreendeu ao afirmar que não quer que Marcelo assuma a apresentação da Praça, e foi além, garantido que o programa não continuará sem ele: “Não imagino A Praça nem daqui a cinco anos. A Praça acaba comigo. Seria desejar um mal enorme para o Marcelo passar por tudo que eu passei”.
“A Praça é Nossa” foi uma provocação à Band
Como foi dito, o formato da Praça é Nossa foi resgatado por Carlos Alberto de Nóbrega no final de 1980, mas a atração não retornou diretamente no SBT. Sob o título de Praça Brasil, o programa, nos mesmos moldes da Praça da Alegria, criado por Manuel de Nóbrega em 1956, estreou na Band em 27 de março de 1987.
Veja também: Globo perdeu um dos seu maiores atores para o câncer: “imensa tristeza”
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Porém, para surpresa de todos, apenas duas semanas depois de entrar no ar, Carlos Alberto, juntamente com boa parte do elenco, deixou o canal após receber uma proposta do SBT (que ainda se chamada TVS). A Band não aprovou essa decisão, acusando Carlos Alberto de não cumprir com seus compromissos.
A emissora do Morumbi, no entanto, não se abateu, e fez questão de manter o programa no ar e com parte do elenco, mas agora com outro nome e formato. Moacyr Franco foi, então, escalado às pressas para assumir o comando do humorístico, que passou a se chamar Só Riso na Praça.
Assim, Carlos Alberto, que defendia o formato da Praça, por ter sido criado pelo seu pai, o levou para o SBT, e fez questão de deixar isso claro no título do novo programa: A Praça é Nossa. A atração estreou no dia 7 de maio de 1987, e chegou a contar com a participação do próprio Silvio Santos, que concedeu uma de suas raras entrevistas.