Casal veterano não teve mais chances na TV e sobrevive graças a contrato vitalício com a Globo


Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho têm contrato vitalício com a Globo. (Foto: reprodução/internet)
Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho têm contrato vitalício com a Globo. (Foto: reprodução/internet)

Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho formam um dos casais mais longevos e famosos da televisão brasileira, próximo de atingir ou até superando a casa dos 90 anos de idade — a atriz tem 87 anos e o ator 91. Apesar da idade avançada, os artistas seguem tendo contrato com a Globo.

Mauro e Rosamaria fazem parte do seleto grupo de atores que ainda têm vínculo longo e de exclusividade com a emissora carioca, que desde 2014, vem adotando a política de contratos por obra, dispensando até mesmo a maioria dos seus principais atores, sejam da geração antiga ou atual.

Na emissora, no entanto, existem alguns nomes que são considerados “sagrados” e que não perdem o seu contrato independentemente das novas políticas, como uma forma de reconhecimento do canal pelo trabalho de destaque que eles tiveram durante décadas. É o caso de Tony Ramos, Glória Pires e Fernanda Montenegro, que seguem recebendo salário mesmo fora do ar.

Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho. (Foto: reprodução/internet)
Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho. (Foto: reprodução/internet)

Atores demonstram incômodo por não estarem trabalhando

Apesar da situação confortável, de terem uma espécie de “contrato vitalício” com a Globo, Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho demonstram incômodo com a falta de convites para novos trabalhos na TV. O ator está afastado da telinha desde 2016, quando esteve na novela Êta Mundo Bom, enquanto a veterana está longe das novelas desde 2019, quando fez A Dona do Pedaço.

“Está difícil. Eles não estão escalando. Eu ainda sou contratada da TV Globo e espero renovar meu contrato porque é dureza perder o emprego com 90 anos. O Mauro, com 91 perder o dele também é dureza”, revelou Rosamaria em recente entrevista ao jornal O Globo.

“É difícil ficar velho. Para os diretores escalarem precisa os autores escreverem. […] Walcyr Carrasco sempre escreve. Mas há poucos. […] Eu queria só ser contratada, que é menos aporrinhação”, desabafou a famosa, que apesar da preocupação pela falta de oportunidades em novos projetos na Globo, não deve perder o seu contrato com a emissora, assim como o marido.