Chocolate com Pimenta quase foi proibida de ser exibida por ser “Picante demais”


Chocolate com Pimenta quase foi proibida de ser exibida (Foto: Reprodução, Globo)
Chocolate com Pimenta quase foi proibida de ser exibida (Foto: Reprodução, Globo)

Para conseguir colocar Chocolate com Pimenta no ar, a Rede Globo precisou recorrer ao Ministério da Justiça

Exibida entre 8 de setembro de 2003 e 7 de maio de 2004, Chocolate com Pimenta foi um dos grandes sucessos de Walcyr Carrasco no horário das seis. A novela obteve tanto êxito quanto O Cravo e a Rosa e Alma Gêmea, outras duas produções do autor que foram estrondosos sucessos às 18 horas.

Contudo, a trama, que tinha uma fábrica de chocolates como foco principal, conquistou o público e já foi reprisada várias vezes no Vale a Pena Ver de Novo. Recentemente, foi exibida pelo canal Viva. O resultado? Outro sucesso.

Atores da novela da Globo Chocolate com Pimenta (Foto: Reprodução, Globo)
Atores da novela da Globo Chocolate com Pimenta (Foto: Reprodução, Globo)

A trama principal é iniciada quando Ana é humilhada durante a festa de formatura de sua turma. A menina leva um banho de tinta verde na frente de todos os moradores da cidade, que caem na gargalhada. Já grávida de Danilo e achando que participou da armação, a protagonista só pode contar com Ludovico, dono da fábrica de chocolates ‘Bombom’, seu amigo que inicialmente fingiu que era um simples faxineiro. Após revelar que é milionário, o empresário a leva para Buenos Aires, se casa para dar um nome a ela e ao bebê.

A trama quase foi barrada

Contudo, em 2003, a Globo teve de dialogar e fechar um acordo com o Ministério da Justiça. No entanto, além de fazer adaptações, para atenuar a trama de Chocolate com Pimenta e conseguir mostrar no horário das seis. A sinopse havia sido considerada “apimentada” demais.

Por fim, em 8 de agosto daquele ano, exatamente um mês antes da estreia da novela, a Globo foi surpreendida pela classificação indicativa do Ministério da Justiça. Esse por fim, vetou a exibição da produção antes das 20h.

Novela da Globo Chocolate com Pimenta (Foto: Reprodução, Globo)
Novela da Globo Chocolate com Pimenta (Foto: Reprodução, Globo)

De acordo com reportagem de Daniel Castro na Folha de S.Paulo, a medida foi recebida com surpresa dentro da Globo, que prometeu recorrer.

No entanto, como todos sabem, Chocolate com Pimenta foi ao ar, e é consagrado como um dos grandes sucessos da Rede Globo.