Doente e com os dias contados, jornalista da Globo pediu abrigo no “Retiro dos Artistas”: “Não deu mais”


Jornalista da Globo, com os dias contados, foi parar no "Retiro dos Artistas" (Foto Reprodução/Montagem/Fatos da Tv)
Jornalista da Globo, com os dias contados, foi parar no "Retiro dos Artistas" (Foto Reprodução/Montagem/Fatos da Tv)

Com doença terminal, jornalista famoso que brilhou no “Jornal Nacional”, precisou se abrigar no “Retiro dos Artistas”

O “Jornal Nacional”, atualmente apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, é visto como um dos mais importantes jornalísticos da Globo, e em sua bancada passou muitos profissionais de ponta que ajudaram a construir seu sucesso na história da emissora.

+Marido de Glória Perez teve um fim cruel e relato macabro veio à tona: “Definhou”

Porém alguns desses profissionais acabaram sendo esquecidos pelo público, como o caso do jornalista Berto Filho, que apresentou o telejornal da Globo entre as décadas de 70 e 80. Infelizmente, em seus últimos anos de vida, Berto Filho acabou indo morar no “Retiro dos Artistas” e faleceu na véspera de seu aniversário, no dia 12 de março de 2016, aos 75 anos de idade.

Berto Filho fez parte do Jornal Nacional entre a década de 70 e 80 (Foto Reprodução/Memória Globo)
Berto Filho fez parte do Jornal Nacional entre a década de 70 e 80 (Foto Reprodução/Memória Globo)

Na ocasião, ele estava internado no Instituto Nacional do Câncer, para curar um câncer na garganta que se espalhou fatalmente pelo cérebro. Seu corpo foi sepultado no Cemitério do Caju.

Segundo informações do site “Ego”, seu filho mais velho, e também jornalista da Globo, Henry Lelot, revelou que o pai morreu em paz e dormindo. Além disso,  ele contou que Berto Filho morava em Cabo Frio desde que se aposentou, junto com a esposa, Marisa, que fumava muito e  também acabou morrendo, vítima de um enfisema:

“Ele ficou muito abalado com a perda e acho que isso acabou debilitando mais a saúde dele. Eles foram casados por 56 anos, ela era a mulher da vida” – Disse ele

Cid Moreira a direita. Bonner no centro e Berto Filho a esquerda (Foto Reprodução/Memória Globo)
Cid Moreira a direita, Bonner no centro e Berto Filho a esquerda (Foto Reprodução/Memória Globo)

O filho de Berto Filho também comentou que o câncer no mediastino, que havia sido tratado com sucesso, voltou 10 meses depois, mas desta vez com metástase, pra quem não sabe, metástase é o estado mais avançado da doença, pois trata-se da multiplicação de células cancerígenas que se espalham rapidamente pelo corpo, atingindo demais orgãos.

“Não deu mais para tratar. O tumor tomou a garganta e o cérebro. O da garganta tirou sua voz e o do cérebro tirou um pouco da consciência. Ele teve que deixar a casa de Cabo Frio e foi para o Retiro dos Artistas, onde foi muito bem cuidado até sua partida” – Finalizou Henry

Berto Filho morreu vítima de um câncer na garganta (Foto Reprodução/Internet)
Berto Filho morreu vítima de um câncer na garganta (Foto Reprodução/Internet)
Lennita Lee

Autor(a):

Lennita Lee

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ....