Marcou na TV

Confira as novelas da Globo que quase não foram ao ar


Novelas da Globo: Mandala e O Rei do Gado (Foto: Reprodução)

Com um catálogo recheado de grandes sucessos e alguns fracassos, saiba quais novelas quase não viram a luz do dia na Globo

Em seus 57 anos de existência, a TV Globo vem entrando na casa dos telespectadores e entregando dramas que prendem a todos. O que muitos não sabe, é que alguns dos grandes sucessos da emissora quase não chegaram as telinhas.

A princípio, os motivos para isso acontecer com algumas obras da emissora são bastante variados: Questões técnicas, problemas internos, ação de censura. Mesmo assim, grande parte das produções que passaram por essas dificuldades, acabaram fazendo bastante sucesso.

Confira quais foram:

A Cabana do Pai Tomás -1969

Novela da Globo: A cabana do Pai Tomás (Foto: Reprodução)

A emissora Globo sofreu um grave incêndio em sua sede em São Paulo, local onde a novela estava sendo filmada. Isso ocorreu duas semanas antes da estreia. A novela foi escrita por Hedy Maia.

O Homem que Deve Morrer – 1971

Novela da Globo: O Homem que deve morrer (Foto: Reprodução)

Trazendo um tema super polemico para o enredo principal, a novela teve alguns capítulos proibidos.

Escrita por Janete Clair, a produção sofreu censura do regime militar vigente na época de sua estreia. O personagem de Tarcísio Meira (Ciro Valdez), daria vida uma versão alegórica de Jesus Cristo em sua passagem pela Terra. Como resultado, a autora teve que reescrever os dez primeiros capítulos da novela, que foram vetados de irem ao ar.

Fogo Sobre Terra – 1974

Novela da Globo: Fogo Sobre Terra (Foto: Reprodução)

Escrita por Janete Clair, a produção teve sua estreia adiada por um ano e seu nome alterado.

Essa foi mais uma vítima da censura. Produzida um ano antes do lançamento com o título de “Cidade Vazia, a novela retratava a relação entre o homem do campo e o progresso. Contudo, após as alterações, a trama finalmente foi ar, obtendo uma boa audiência.

CONFIRA AS OUTRAS PRODUÇÕES

Roque Santeiro – 1975/1985

Novela da Globo: Roque Santeiro (Foto: Reprodução)

Foi com essa novela que a Rede Globo enfrentou a maior dificuldade para pôr um projeto no ar.

Vários capítulos já haviam sidos gravados e todos estavam ansiosos para a estreia, mas no dia de exibição do seu primeiro episódio, a censura atacou mais uma vez.

“Roque Santeiro” foi proibido de ir ao ar exatamente no dia de sua estreia. Como resultado, a emissora reprisou “Selva de Pedra”, enquanto iniciava a produção da novela “Pecado Capital”.

Contudo, o fato mais chocante disso tudo, é que a “Roque Santeiro” só foi exibida 10 ano depois, em 1985. Por outro lado, surpreendendo a todos, a trama foi um grande sucesso e é lembrada por muitos até hoje.

Mandala – 1988

Novela da Globo: Mandala (Foto: Reprodução)

A princípio, antes mesmo de ir ao ar, a polemica novela de Dias gomes também sofreu com a Censura. A sinopse, que previa incesto (romance entre mãe e filho, inspirado em Édipo Rei), uso de drogas e bissexualidade, chegou a ser vetada.

A Globo só conseguiu produzir a trama após se comprometer a fazer modificações no original, mas os contratempos continuaram durante toda a produção da novela.

O Rei do Gado (1996) 

Novela da Globo: O Rei do Gado (Foto: Reprodução)

Grande sucesso da Globo, O Rei do Gado deveria ter estreado após Explode Coração, mas houve um atraso em sua produção,

Como Glória Perez não conseguia espichar sua novela, por conta do julgamento dos acusados de assassinato de sua filha, Daniella Perez. Como resultado, a emissora teve que colocar O Fim do Mundo, que seria minissérie, como uma mininovela de apenas 35 capítulos.

Autor(a):