Conheça alguns bordões memoráveis e que deram o que falar nas novelas brasileiras

26/02/2023 às 15h00

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
Solange Couto em O Clone (Foto: Reprodução/TV Globo)

Relembre alguns dos bordões que se tornaram memoráveis na TV Brasileira

O Fatos da TV separou alguns dos bordões que marcaram a TV Brasileira. Confira na lista abaixo: 

1 – É tudo culpa da Rita  

A frase constantemente dita pela personagem Carminha- que recebeu vida, através da interpretação de Adriana Esteves- foi muito bem aceita pelo público do fenômeno de repercussão que foi Avenida Brasil. 

+ Agressões, palavrões e machado: as brigas que movimentaram a TV brasileira

Carminha repetia a frase sempre que um plano seu não dava certo, por culpa de sua ex-enteada Rita (Débora Falabella) que agora se chamava Nina e era doméstica em sua casa. O bordão não foi planejado. 

Vilã Carminha de Avenida Brasil (2012) (Foto: Divulgação)

Vilã Carminha de Avenida Brasil (2012) (Foto: Divulgação)

2 – Não é brinquedo não 

Em 2001, estreava a novela O Clone. A trama é uma das mais marcantes da teledramaturgia brasileira e, junto com ela, veio a personagem Dona Jura que emplacou o bordão “Não é brinquedo não”. A frase caiu nas graças do público e, certamente, assim como a novela, é uma das mais marcantes da história da TV nacional. 

LEIA TAMBÉM:

3– Tô certo ou tô errado? 

Não há noveleiro que não tenha ouvido falar de Roque Santeiro, por isto, seria impossível ignorar a existência do bordão “Tô Certo ou tô errado?”, de Sinhozinho Malta, personagem de Lima Duarte, na trama. Enquanto dizia a frase, Sinhozinho mexia os pulsos, chacoalhando assim a pulseira e o relógio de ouro que usava. Tanto a expressão, quanto o jeito de dizê-la ficaram eternizados na memória do público. 

4 – Sou uma mulher de “catiguria” 

Os anos 2000 foi repleto de novelas marcantes e, uma delas, é Paraíso Tropical (2007). A obra trouxe a personagem Bebel (Camila Pitanga) que era uma garota de programa que iniciava um romance com Olavo (Wagner Moura). Bebel teve frases memoráveis como, por exemplo, a clássica “Sou uma mulher de catiguria”, que era dita porque ela se via como uma pessoa muito refinada. 

Camila Pitanga em Paraíso Tropical (Foto: Divulgação/TV Globo)

Camila Pitanga em Paraíso Tropical (Foto: Divulgação/TV Globo)

5 – Are baba! 

A frase é de mais uma novela de Gloria Perez- Caminho das Índias- e se trata de uma expressão utilizada pelos personagens indianos da novela que simbolizava uma reação diante de uma situação complexa. 

6 – Felomenal 

O bordão tinha como dono o personagem Giovanni Improtta da icônica Senhora do Destino. O bicheiro era conhecido por falar um português não muito correto e, ao invés de dizer “fenomenal”, ele dizia “felomenal”. Em 2012, José Wilker- intérprete do personagem- dirigiu um filme sobre o próprio.

7 – Eu sô chique, bem 

A frase da marcante personagem Márcia (Drica Moraes), de Chocolate com Pimenta, pode ser vista hoje na TV hoje em dia, visto que a novela está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Márcia dizia isto pelo mesmo motivo de Bebel dizia que era “de catiguria”: por se achar muito refinada. 

Drica Moraes interpretou um dos bordões mais memoráveis em Chocolate com Pimenta (Foto: TV Globo)

Drica Moraes interpretou um dos bordões mais memoráveis em Chocolate com Pimenta (Foto: TV Globo)

8 – Epa, epa, epa! Muita calma nessa hora! 

A lista conta agora com mais um personagem de novela de Aguinaldo Silva, visto que, acima, foram citados personagens de Roque Santeiro- escrita em parceria em Dias Gomes- e Senhora do Destino. O bordão era do icônico personagem Juvenal Antena que se tratava do líder comunitário da favela da Portelinha. Juvenal tentava prover aos moradores tudo que eles necessitavam. 

09 – Deite que vou lhe usar! 

Para citar novamente uma obra de Walcyr- e mais um personagem de José Wilker- é impossível esquecer de Coronel Jesuíno, da minissérie Gabriela. O personagem sempre dizia a sua esposa Dona Sinházinha (Maitê Proença) que iria “lhe usar”. Isto significava que eles iriam fazer sexo. 

Autor(a):

Redator do Fatos da TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.