Conheça alguns bordões memoráveis e que deram o que falar nas novelas brasileiras


Solange Couto em O Clone (Foto: TV Globo)
Solange Couto em O Clone (Foto: Reprodução/TV Globo)

Relembre alguns dos bordões que se tornaram memoráveis na TV Brasileira

O Fatos da TV separou alguns dos bordões que marcaram a TV Brasileira. Confira na lista abaixo: 

1 – É tudo culpa da Rita  

A frase constantemente dita pela personagem Carminha- que recebeu vida, através da interpretação de Adriana Esteves- foi muito bem aceita pelo público do fenômeno de repercussão que foi Avenida Brasil. 

+ Agressões, palavrões e machado: as brigas que movimentaram a TV brasileira

Carminha repetia a frase sempre que um plano seu não dava certo, por culpa de sua ex-enteada Rita (Débora Falabella) que agora se chamava Nina e era doméstica em sua casa. O bordão não foi planejado. 

Vilã Carminha de Avenida Brasil (2012) (Foto: Divulgação)
Vilã Carminha de Avenida Brasil (2012) (Foto: Divulgação)

2 – Não é brinquedo não 

Em 2001, estreava a novela O Clone. A trama é uma das mais marcantes da teledramaturgia brasileira e, junto com ela, veio a personagem Dona Jura que emplacou o bordão “Não é brinquedo não”. A frase caiu nas graças do público e, certamente, assim como a novela, é uma das mais marcantes da história da TV nacional. 

3– Tô certo ou tô errado? 

Não há noveleiro que não tenha ouvido falar de Roque Santeiro, por isto, seria impossível ignorar a existência do bordão “Tô Certo ou tô errado?”, de Sinhozinho Malta, personagem de Lima Duarte, na trama. Enquanto dizia a frase, Sinhozinho mexia os pulsos, chacoalhando assim a pulseira e o relógio de ouro que usava. Tanto a expressão, quanto o jeito de dizê-la ficaram eternizados na memória do público. 

4 – Sou uma mulher de “catiguria” 

Os anos 2000 foi repleto de novelas marcantes e, uma delas, é Paraíso Tropical (2007). A obra trouxe a personagem Bebel (Camila Pitanga) que era uma garota de programa que iniciava um romance com Olavo (Wagner Moura). Bebel teve frases memoráveis como, por exemplo, a clássica “Sou uma mulher de catiguria”, que era dita porque ela se via como uma pessoa muito refinada. 

Camila Pitanga em Paraíso Tropical (Foto: Divulgação/TV Globo)
Camila Pitanga em Paraíso Tropical (Foto: Divulgação/TV Globo)

5 – Are baba! 

A frase é de mais uma novela de Gloria Perez- Caminho das Índias- e se trata de uma expressão utilizada pelos personagens indianos da novela que simbolizava uma reação diante de uma situação complexa. 

6 – Felomenal 

O bordão tinha como dono o personagem Giovanni Improtta da icônica Senhora do Destino. O bicheiro era conhecido por falar um português não muito correto e, ao invés de dizer “fenomenal”, ele dizia “felomenal”. Em 2012, José Wilker- intérprete do personagem- dirigiu um filme sobre o próprio.

7 – Eu sô chique, bem 

A frase da marcante personagem Márcia (Drica Moraes), de Chocolate com Pimenta, pode ser vista hoje na TV hoje em dia, visto que a novela está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Márcia dizia isto pelo mesmo motivo de Bebel dizia que era “de catiguria”: por se achar muito refinada. 

Drica Moraes interpretou um dos bordões mais memoráveis em Chocolate com Pimenta (Foto: TV Globo)
Drica Moraes interpretou um dos bordões mais memoráveis em Chocolate com Pimenta (Foto: TV Globo)

8 – Epa, epa, epa! Muita calma nessa hora! 

A lista conta agora com mais um personagem de novela de Aguinaldo Silva, visto que, acima, foram citados personagens de Roque Santeiro- escrita em parceria em Dias Gomes- e Senhora do Destino. O bordão era do icônico personagem Juvenal Antena que se tratava do líder comunitário da favela da Portelinha. Juvenal tentava prover aos moradores tudo que eles necessitavam. 

09 – Deite que vou lhe usar! 

Para citar novamente uma obra de Walcyr- e mais um personagem de José Wilker- é impossível esquecer de Coronel Jesuíno, da minissérie Gabriela. O personagem sempre dizia a sua esposa Dona Sinházinha (Maitê Proença) que iria “lhe usar”. Isto significava que eles iriam fazer sexo. 

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.