Conheça as novelas das sete da Globo que fracassaram e foram fiasco em audiência


Novela Bang Bang é lembrada como um grande fracasso da Globo (Foto: Divulgação)
Novela Bang Bang é lembrada como um grande fracasso da Globo (Foto: Divulgação)

Confira as novelas das sete da Globo que não fizeram sucesso

A Globo é reconhecida por ser referência quando o assunto é produzir novelas. Entretanto, nem todas fizeram sucesso no país. Além disso, há aquelas que o canal talvez quisesse que nem tivesse sido veiculadas, tanto por fracasso gigantesco audiência ou até mesmo polêmicas nos bastidores.

Bang Bang (2005)

Bang Bang foi uma das novelas mais ousadas da Globo. O folhetim se passava em pleno Velho Oeste, algo bastante longe da realidade do país. Fernanda Lima, protagonista da trama, também foi duramente criticada por causa da sua interpretação.

+ Globo quis arrumar substituto de Faustão e apresentador foi sincero sobre decisão: “Não dá”

Além disso, no primeiro mês, o autor Mario Prato deixou a trama, o que fez Carlos Lombardi assumir a problemática novela. Mesmo com intervenções, Bang Bang chegou ao fim com apenas 28 pontos de média geral, um índice baixíssimo para a época de transmissão.

Três Irmãs (2008)

O folhetim protagonizado por Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmann conquistou índices de audiência menores que Malhação na época de sua exibição. A média foi de somente 24 pontos.

Em entrevista ao canal Viva, em 2017, Antonio Calmon criticou quem o culpa pelo fracasso da novela: “A culpa é sempre do autor. Embora, quando a novela seja um sucesso, a glória é toda do autor. Acho isso errado. Quantas pessoas trabalham numa novela? 300? 400? É criação coletiva. Figurino, cenografia, os atores. Eles fazem as novelas”.

Protagonistas de Três Irmãs (Foto: Divulgação)
Protagonistas de Três Irmãs (Foto: Divulgação)

Tempos Modernos (2010)

Tempos Modernos foi outro folhetim que derrubou a audiência da Globo. Para a Folha de S. Paulo, o autor Bosco Brasil admitiu que fugiu dos padrões clássicos de novela, mas negou tentar provocar uma revolução. “Nunca prometi. Por um motivo que desconheço isso acabou colando na novela”, lamentou.

Contudo, a audiência baixa fez o autor a promover mudanças, transformando a novela em uma história mais tradicional, no intuito de subir a audiência. Tempos Modernos terminou com 26 pontos de média, cinco abaixo do registrado por sua antecessora, Caras & Bocas, de Walcyr Carrasco.

Tempos Modernos foi mais outro fracasso da emissora (Foto: Divulgação)
Tempos Modernos foi mais outro fracasso da emissora (Foto: Divulgação)

Guerra dos Sexos (2012)

Na época de sua exibição, o remake da novela Guerra dos Sexos chegou ao fim sendo a pior audiência da história na faixa das 19h. O folhetim tinha um elenco de primeiro time de atores da emissora, porém foi um fiasco no ibope, marcando apenas 23 pontos de média geral.

“Houve uma grande má vontade da mídia, em particular dos internautas, com relação à novela. “Guerra dos Sexos” foi lançada em uma época péssima, em pleno horário eleitoral, a três semanas do horário de verão. “Lado a Lado”, excelente novela das seis, sofreu o mesmo mal”, comentou Silvio de Abreu ao site Purepeople.

Remake de Guerra dos Sexos não atingiu a audiência esperada (Foto: Divulgação)
Remake de Guerra dos Sexos não atingiu a audiência esperada (Foto: Divulgação)

Além do Horizonte (2013)

Vista como complicada demais, Além do Horizonte chegou ao fim como a pior audiência no horário das 19h até aquele período. “Três jovens estão dispostos a explorar um novo mundo. À procura de pessoas queridas que desapareceram sem explicações, eles se conhecem e descobrem que é preciso ir muito além do horizonte para desvendar os mistérios que envolvem suas famílias”, contava a sinopse da novela protagonizada por Juliana Paiva, Thiago Rodrigues e Rodrigo Simas. A média final foi 20 pontos de audiência.

Além do Horizonte derrubou a audiência da Globo (Foto: Reprodução)
Além do Horizonte derrubou a audiência da Globo (Foto: Reprodução)

Geração Brasil (2014)

Com o objetivo de elevar os números de Além do Horizonte, Geração Brasil fracassou e é a novela menos vista da faixa, tendo uma média de apenas 19 pontos. Assim sendo, o assunto tecnologia não caiu no gosto do público, o que afastou os telespectadores.

Foi escrita pelos os mesmos de Cheias de Charme, que ficaram conhecidos pelo grande sucesso da trama dois anos antes, porém não deu certo. Transmitida também em época de Copa, havia dias que a novela nem ia ao ar, tendo somente “pílulas” rápidas.

Geração Brasil marcou índices vexatórios (Foto: Reprodução)
Geração Brasil marcou índices vexatórios (Foto: Reprodução)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.