Crise? Descubra por que grandes atores da Globo deixaram a emissora nos últimos anos


Grazi Massafera, Antonio Fagundes e Bruna Marquezine estão entre os atores que deixaram a Globo. (Foto: Reprodução)
Grazi Massafera, Antonio Fagundes e Bruna Marquezine estão entre os atores que deixaram a Globo. (Foto: Reprodução)

Nos últimos anos, o público foi pego de surpresa com as notícias de que vários atores de nome deixaram a Globo nos últimos anos. Juliana Paes, Antonio Fagundes, Bruno Gagliasso, Bruna Marquezine, Malu Mader, Carolina Ferraz, Emanuelle Araújo, Reynaldo Gianecchini e Grazi Massafera são apenas alguns exemplos de grandes estrelas que não tiveram seu contrato renovado pela emissora.

É importante ressaltar que o fato desses artistas não terem seu vínculo renovado com a Globo, não significa que eles não trabalharão mais na emissora tão cedo, pelo contrário, alguns seguem em atividade em produções do canal, mas apenas terão contrato durante o período em que estiverem atuando.

Porém, para quem acompanha o mundo da televisão brasileira, sabe que até pouco tempo atrás, a Globo mantinha contrato fixo e de exclusividade com praticamente todo o seu cast de atores, principalmente para evitar que eles se transferissem para outras emissoras, mas afinal, o que está por trás dessa mudança radical de conceito?

Atores passam a trabalhar por obra na Globo

Desde 2014, a Globo passou a adotar a política de contratos por obra com praticamente todos os seus atores, algo que já é comum na maioria das emissoras ao redor do mundo. Dessa forma, diversas estrelas que tinham vínculo com o canal e que recebiam salário mesmo quando não estavam no ar, agora só terão direito a isso enquanto estiverem trabalhando.

É importante destacar que há casos e casos na emissora. Bruno Gagliasso, por exemplo, até recebeu uma proposta de renovação com a Globo, mas o próprio ator decidiu recusar, pois para assinar um novo vínculo, ele teria uma redução de salário.

Antonio Fagundes, que pode ser visto atualmente na reprise de O Rei do Gado, foi outra estrela que tinha contrato há décadas com a Globo, mas saiu recentemente após ter recusado uma renovação. Segundo ele, a emissora havia retirado no novo contrato uma cláusula que permitia que ele trabalhasse apenas três vezes por semana, e ele não aceitou as novas condições.

Contenção de gastos e liberdade artística

De modo geral, a explicação para essa nova política da Globo parte do lado financeiro, já que a emissora não vive mais épocas de “fartura”, tendo enfrentado algumas crises recentemente, e também não via mais sentido em manter diversos artistas com contrato mesmo quando estavam fora do ar, e assim, decidiu promover uma contenção de gastos, até porque sabe que continuará contando com a maioria desses artistas em suas produções mesmo com vínculos por obra.

A outra explicação é o surgimento de novas oportunidades para os atores nos serviços de streaming, como a Netflix, o que dá a liberdade para que eles recusem uma renovação com a Globo para fazer trabalhos mais curtos fora do canal, e que eles possam ter a opção de escolha, o que não era possível nos contratos de exclusividade com a Globo. Foi o caso de Marco Pigossi e Emanuelle Araújo, que recusaram estender seus contratos com a emissora para protagonizar séries na Netflix.