Defensores dos animais tiveram que agir contra Gugu após estreia de programa polêmico
24/04/2023 às 8h00
O apresentador Gugu se envolveu em uma grande problema quando estreou um programa onde apareciam animais vivos
Em outubro de 1988 estreava no SBT, sob o comando do apresentador Gugu Liberato, um game show chamado “TV Animal”, a princípio um quadro fixo dentro do programa Silvio Santos, mas, devido ao seu grande sucesso de audiência, logo se tornou um programa separado na grade da emissora.
Gugu ficou no comando da atração até outubro de 1992, época em que o apresentador chegou a assinar contrato com a Globo, mas Silvio Santos não deixaria seu pupilo escapar e fez com que a assinatura fosse cancelada.
Alguns anos depois, já em outubro de 1995, o TV Animal voltou para as tardes da emissora, dessa vez como um programa diário, sob o comando da apresentadora Angélica, que agora também fazia matérias especiais externas.
Os defensores de animais não gostaram
Essa repercussão, no entanto, gerou polêmicas para a produção, principalmente por conta de grupos ambientalistas que ficavam de olho em atrações desse tipo.
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
Em 1989, o SBT foi multado por ter colocado animais silvestres enjaulados no palco. O grupo ambientalista chamado Tucuxi buscou a Procuradoria da República para denunciar as cenas. Eles alegaram maus-tratos aos animais expostos no palco e perto da pesada iluminação da TV.
Então, a emissora foi condenada a pagar US$ 1,1 milhão, também sendo obrigada a exibir vinhetas educativas durante 75 dias ao longo do programa. O tema era o combate ao tráfico de animais silvestres.
O TV Animal visava falar sobre a preservação da natureza e a vida dos animais, com diversas atrações e convidados especiais. Isso incluindo a participação do público.
Contudo, apenas em outubro de 2009, 13 anos após o fim do programa original, o “TV Animal” voltou à grade do SBT. No entanto, dessa vez totalmente reformulado, passando de um programa de gincanas para um programa de variedades sob o comando de Beto Marden.