Defensores dos animais tiveram que agir contra Gugu após estreia de programa polêmico


Defensores dos animais tiveram que agir contra Gugu após estreia de programa polêmico (Foto: Reprodução, SBT)

O apresentador Gugu se envolveu em uma grande problema quando estreou um programa onde apareciam animais vivos

Em outubro de 1988 estreava no SBT, sob o comando do apresentador Gugu Liberato, um game show chamado “TV Animal”, a princípio um quadro fixo dentro do programa Silvio Santos, mas, devido ao seu grande sucesso de audiência, logo se tornou um programa separado na grade da emissora.

Apresentador Gugu (Foto: reprodução, Internet)
Apresentador Gugu (Foto: reprodução, Internet)

Gugu ficou no comando da atração até outubro de 1992, época em que o apresentador chegou a assinar contrato com a Globo, mas Silvio Santos não deixaria seu pupilo escapar e fez com que a assinatura fosse cancelada.

Alguns anos depois, já em outubro de 1995, o TV Animal voltou para as tardes da emissora, dessa vez como um programa diário, sob o comando da apresentadora Angélica, que agora também fazia matérias especiais externas.

 

Os defensores de animais não gostaram

Essa repercussão, no entanto, gerou polêmicas para a produção, principalmente por conta de grupos ambientalistas que ficavam de olho em atrações desse tipo.

Em 1989, o SBT foi multado por ter colocado animais silvestres enjaulados no palco. O grupo ambientalista chamado Tucuxi buscou a Procuradoria da República para denunciar as cenas. Eles alegaram maus-tratos aos animais expostos no palco e perto da pesada iluminação da TV.

Então, a emissora foi condenada a pagar US$ 1,1 milhão, também sendo obrigada a exibir vinhetas educativas durante 75 dias ao longo do programa. O tema era o combate ao tráfico de animais silvestres.

Gugu no programa TV Animal do SBT (Foto: Reprodução, SBT)
Gugu no programa TV Animal do SBT (Foto: Reprodução, SBT)

O TV Animal visava falar sobre a preservação da natureza e a vida dos animais, com diversas atrações e convidados especiais. Isso incluindo a participação do público.

Contudo, apenas em outubro de 2009, 13 anos após o fim do programa original, o “TV Animal” voltou à grade do SBT. No entanto, dessa vez totalmente reformulado, passando de um programa de gincanas para um programa de variedades sob o comando de Beto Marden.