Por que Todas as Flores? Descubra o significado do título da novela da Globo


Elenco de Todas as Flores. (Foto: reprodução, Globo)
Elenco de Todas as Flores. (Foto: reprodução, Globo)

Todas as Flores tem curiosidade por trás do seu título na Globo

Todas as Flores, que inicialmente conquistou o público no Globoplay, alcançou grande sucesso ao ser transmitida na Globo. A trama, idealizada por João Emanuel Carneiro, gira em torno de Maíra (Sophie Charlotte), uma mulher com deficiência visual que se torna vítima das manipulações de sua mãe Zoé (Regina) e de sua irmã Vanessa (Letícia Colin).

Considerada como um “conto de fadas moderno,” a história começa com a revelação para Maíra de que sua mãe está viva. Durante toda sua vida, Maíra acreditou que Zoé havia falecido, uma mentira contada por seu pai, Rivaldo (Chico Diaz), para protegê-la do desprezo de sua mãe, que a rejeitou ao descobrir a deficiência visual.

Anos depois, Maíra reencontra Zoé, que pede perdão por tê-la abandonado. O que inicialmente parece um sonho se transforma em pesadelo quando, no mesmo dia, Maíra perde seu pai. Com a morte de Rivaldo, ela aceita ir para o Rio de Janeiro com Zoé, sem saber que será usada para garantir a sobrevivência de sua irmã Vanessa, que está enfrentando uma leucemia e precisa desesperadamente de uma doação de medula. O que seria o início de uma relação bonita logo se torna um perigo iminente para a protagonista.

Elenco de Todas as Flores. (Foto: reprodução, Globo)
Elenco de Todas as Flores. (Foto: reprodução, Globo)

Novela teria outro título

Inicialmente chamada de Olho por Olho, em referência à vingança planejada por Maíra na segunda fase da trama, após descobrir o verdadeiro caráter de Zoé, a novela foi posteriormente renomeada para Todas as Flores. Essa mudança de título reflete os perfis das personagens principais, incluindo Judite (Mariana Nunes), que acolhe Maíra e a protege da mãe e da irmã.

Atriz Letícia Colin. (Foto: reprodução, Globo)
Atriz Letícia Colin. (Foto: reprodução, Globo)

Em uma entrevista ao Fantástico, Letícia Colin, que interpreta Vanessa, mencionou: “Essa novela tem vários tipos de flor. Temos as flores que são espinhosas, venenosas, flores macias, amorosas, gentis e flores carnívoras.” O diretor artístico Carlos Araújo complementou, afirmando que a trama atinge todos os sentimentos, tocando as pessoas em seus valores e essências.