Desistência polêmica de grande estrela da Globo marcou novela famosa da emissora: “Não compareceu”


Estrela da Globo causou tumulto nos bastidores ao desistir de novela (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Estrela da Globo causou tumulto nos bastidores ao desistir de novela (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

O folhetim famoso da Globo se tornou um dos maiores sucessos da emissora, porém sua estreia foi marcada por polêmicas

O novelista Gilberto Braga, que morreu ontem aos 75 anos, criou personagens marcantes, especialmente figuras femininas, que entraram para a história da teledramaturgia brasileira e, também, na Globo.

Como quase todo autor de novelas, também teve de lidar com imprevistos e um dos mais ruidosos de sua carreira se deu com Ana Paula Arósio.

Então, a atriz era a grande estrela de “Insensato Coração” (2011), que Gilberto escreveu com Ricardo Linhares, mas em um ato súbito simplesmente desistiu da carreira.

Assim, Ana Paula havia sido reservada para a novela com um ano de antecedência. As gravações com o elenco, em externas, estavam marcadas em Florianópolis, mas a atriz da Globo não apareceu.

O que se noticiou à época é que a desistência de Ana Paula Arósio provocou uma correria nos bastidores. Não era para menos, dado o destaque da atriz na novela.

Nunca houve uma justificativa clara para o que aconteceu — posteriormente, o público entendeu que a decisão de Ana Paula não era sobre esta novela específica, mas dizia respeito aos novos rumos que ela queria para a própria vida.

Gilberto Braga (Foto: Reprodução/ Globo)
Gilberto Braga (Foto: Reprodução)

A novela acabou marcada por desistências

“Ana Paula Arósio, a protagonista escalada para a trama, não compareceu às gravações e, por isso, a direção tomou a decisão de substituir a atriz. O trabalho da produção segue na capital catarinense”, justificou a equipe da novela “Insensato Coração”, da Globo.

Entretanto, a reviravolta deixou marcas em quem teve de lidar com aquela situação delicada e que necessitava de uma resolução rápida.

Nas poucas vezes em que Gilberto Braga comentou o imprevisto com Ana Paula, evidenciou o gosto amargo que sentiu. Na festa de lançamento da novela, por exemplo, para a exibição do primeiro capítulo, nem mesmo o nome da atriz o autor quis pronunciar

Outros desfalques precisaram ser resolvidos como Fábio Assunção que também pediu para sair da novela e acabou substituído por Gabriel Braga Nunes.

Mas o afastamento dele nunca foi sentido da mesma forma por Gilberto como em relação a Ana Paula, que por sua vez foi substituída por Paolla Oliveira.

Não mudamos nada no roteiro. Fico muito triste em relação ao Fábio, adoro ele, embora o trabalho do Gabriel [Braga Nunes] esteja muito bom? A outra não liguei a mínima. Adorei a Paola [Oliveira]”, disse ele

Em outro rápido comentário sobre a atriz, o autor explicitou descontentamento. “Esse é um assunto que não me agrada. Ela [Ana Paula Arósio] foi antiprofissional. O que posso dizer é que estou muito feliz com a escalação da Paolla”, declarou o autor de novelas da Globo em entrevista.

Ana Paula Arósio está longe das telinhas (Foto: Reprodução)
Ana Paula Arósio está longe da TV (Foto: Reprodução)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.