Essa foi a fortuna que Silvio Santos desembolsou para pagar a Globo após ser acusado de copiar o BBB
13/03/2024 às 15h30

Globo processou Silvio Santos e o SBT após acusar Casa dos Artistas de plágio
Reality show mais popular do Brasil, o “Big Brother Brasil”, foi criado pela empresa holandesa Endemol, especializada em programas desse tipo. Após a aquisição da Globo dos direitos do programa, sua primeira temporada estreou em 2002. No entanto, poucas pessoas sabem que Silvio Santos, o dono do SBT, foi o primeiro a receber o formato da Endemol.
Silvio Santos, mais uma vez demonstrando toda a sua esperteza e audácia, criou o primeiro reality show de confinamento no Brasil com o lançamento rápido do programa “Casa dos Artistas” antes da Globo. O programa, que teve quatro temporadas, apresentou celebridades confinadas competindo por dinheiro.
No entanto, a semelhança do formato com o “Big Brother Brasil” chamou a atenção da Globo e da Endemol, que acusaram Silvio Santos e o SBT de plágio. O tribunal condenou Silvio Santos e o SBT a pagar uma indenização de R$ 18 milhões a Globo e a Endemol. Como resultado, o SBT nunca mais transmitiu a “Casa dos Artistas” desde 2004, apesar de ser bem recebido em sua primeira temporada.

Tadeu Schmidt comanda o BBB na Globo. (Foto: reprodução/Globo)
Apresentador mudou sistema de votação da Casa dos Artistas
Alexandre Frota, que participou da primeira edição da “Casa dos Artistas”, revelou uma curiosidade sobre o fato de Silvio Santos ter sido obrigado a intervir pessoalmente no programa para alterar o sistema de votação, o que se assemelhava ao do “BBB”.

Apresentador com o elenco da primeira temporada da Casa dos Artistas no SBT. (Foto: reprodução/SBT)
Além disso, Frota mencionou que Silvio Santos fez outras coisas durante a temporada, incluindo convencer o ator a retornar ao programa depois de uma breve saída, o que não foi bem aceito pelos diretores do SBT na época, mas mostrou quem realmente mandava em tudo.