Sabendo que iria morrer, estrela da Globo teve como um último pedido algo que devastou a emissora


Estrela da Globo (Foto: Reprodução, Globo)
Estrela da Globo (Foto: Reprodução, Globo)

Sabendo que morreria em poucos dias, estrela da Globo fez um último pedido que devastou a emissora

Responsável por estar por trás de sucessos marcantes como “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra”, “Pecado Capital”, “Pai Herói” e muitos outros folhetins, uma estrela super renomada da Globo viveu uma situação muito complicada no passado. Lutando contra um câncer agressivo no intestino, a famosa já sabia que seus dias estavam contados.

"Irmãos Coragem" foi uma das novelas de maior sucesso de Janete Clair (Foto Reprodução/Internet)
“Irmãos Coragem” foi uma das novelas de maior sucesso de Janete Clair (Foto Reprodução/Internet)

Há 39 anos atrás, a Globo ressuscitava o horário nobre das dez para exibir novelas, visto que queria incluir Janete Clair, autora de muito sucesso. Diante do seu estado de saúde que só agravava ao longo do tempo, Janete sabia que seria seu ultimo trabalho na vida.

Seu grave estado

Em meio a tudo que estava acontecendo, Janete Clair pediu a faixa das oito, onde fez seu nome  com muitos sucessos, mas, a emissora conhecia a gravidade do estado dela e preferiu não arriscar. assim, os membros da alta cúpula da emissora  conseguiram convencer Janete a aceitar o horário das dez, que não era usado desde meados da década de 70 ,lançando assim a novela “Eu Prometo”.

Janete Clair sabia que iria morrer e que seu último trabalho seria "Eu Prometo" (Foto Reprodução/Memória Globo)
Janete Clair sabia que iria morrer e que seu último trabalho seria “Eu Prometo” (Foto Reprodução/Memória Globo)

“Uma boa novela, muita garra do elenco e da equipe, apesar da morte da autora. Infelizmente a repercussão não atingiu o nível apresentado e a “volta” do horário das dez não surtiu efeito” – Afirmou  o autor do livro “Memória da Telenovela Brasileira”, Ismael Fernandes.

E assim como a própria autora havia decidido, “Eu Prometo” acabou sendo, de fato, seu último trabalho, visto que ela  que morreu aos 58 anos, em novembro de 1983.

A famosa fez a novela até o capítulo 60, que a partir daí foi assumida por Glória Perez, e ainda contou com supervisão do marido de Janete, Dias Gomes. Durante uma entrevista a Globo, Glória deixou claro que a autora trabalhou até o instante final:

“Ditava o capítulo que cabia a ela e eu apenas anotava. Ela sabia que estava morrendo (…) Como nos encontrávamos todos os dias, fui acompanhando passo a passo aquele piorar. Quando Janete achou que não chegaria ao fim da novela, ela me deu instruções de como queria que a história terminasse (…) todos os desfechos” – Disse Glória Perez

Janete Clair e Dias Gomes (Foto Reprodução/Observatório da Tv)
Janete Clair e Dias Gomes (Foto Reprodução/Observatório da Tv)