Famosa estrela da Globo foi “morta” por engano após deixar a TV
08/04/2024 às 22h02
Afastada da mídia, a artista da Globo não aparece na TV há tanto tempo que anunciaram sua morte em rede nacional
A notícia sobre uma famosa estrela da Globo, que foi erroneamente declarada como falecida após sua saída da televisão, tem gerado um alvoroço significativo nas redes sociais e na imprensa.
Afastada das telenovelas desde Paraíso Tropical (2007) na Globo, trama que substituiu Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo, Renée de Vielmond revela não sentir nostalgia da televisão.
Presença intermitente nas novelas, Renée é uma das atrizes mais estimadas pelo público e deixou uma legião de fãs saudosos de sua atuação na telinha.
Além disso, ela acabou sendo “mortificada por engano” por um renomado apresentador da televisão.
A atriz iniciou sua trajetória artística no cinema ainda nos anos 1960, quando estrelou o filme Compasso de Espera. Logo em seguida, adentrou no universo televisivo, na TV Cultura. Participou de várias produções, como Meu Pedacinho de Chão (1971) e O Bofe (1972), ambas na Globo, e A Revolta dos Anjos (1972) e Jerônimo, o Herói do Sertão (1974), na extinta Rede Tupi.
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
Retornando à emissora carioca, destacou-se em Escalada (1975), Anjo Mau (1976), Pecado Rasgado (1978), na série Amizade Colorida (1981), em Brilhante (1981), Moinhos de Vento (1983), Guerra dos Sexos (1983) e Eu Prometo (1983).
Renée ainda teve participações na Rede Manchete, onde atuou em Novo Amor (1986), Olho por Olho (1988) e Fronteiras do Desconhecido (1990), no entanto, sua presença na TV diminuiu ao longo dos anos 1990.
Mesmo assim, ela esteve em Barriga de Aluguel (1990), De Corpo e Alma (1992), Pátria Minha (1994) e Explode Coração (1995).
Antes de retornar em Paraíso Tropical, a convite do autor Gilberto Braga, a atriz fez participações em Malhação (1997) e na série Mulher (1998). Na trama de Gilberto, ela interpretou Ana Luiza, esposa do empresário Antenor Cavalcanti (Tony Ramos).
Em 2016, durante o Domingão do Faustão, o apresentador, que recebia Rodrigo Santoro – parceiro romântico da atriz em Explode Coração -, anunciou a morte da atriz.
O apresentador corrigiu o erro
“Uma atriz excepcional, memorável, falecida há algum tempo”, disse o apresentador a Rodrigo, que não o corrigiu. Logo após o intervalo, Faustão fez questão de corrigir o equívoco que cometeu.
“A Renée de Vielmond está mais viva do que nunca. Nós é que estamos com muitas saudades dela, porque faz tempo que ela não aparece por aqui”, afirmou o apresentador.
Em 2018, Renée fez uma rara aparição pública, no lançamento do livro Teatro dos 4 – A Cerimônia do Adeus ao Teatro Moderno, ao lado da filha Mariana – do seu casamento com o ator José Wilker.
Em conversa com o repórter Léo Uliana, do portal 10 Minutos de Arte, a atriz afirmou que encerrou sua carreira na televisão e que se aposentar foi a melhor decisão que tomou em sua vida.
“Bem, eu encerrei o primeiro ato da minha vida e agora estou vivendo o segundo ato… Então fiz uma transição boa, eu acho, satisfatória da vida profissional para a aposentadoria e eu decidi parar, simples assim. Tomei uma boa decisão quando me aposentei”, disse.
Durante o período em que esteve afastada da vida profissional, Renée cursou História na PUC-RJ e, apesar de ter concluído o curso, optou por não trabalhar na área.
Atualmente aos 70 anos, Renée vem cuidando do vasto acervo de filmes e livros deixados por José Wilker, após seu falecimento em 2014.
“São 8 mil livros, 6 mil DVDs e 4 mil CDs. E esse acervo está preservado, e as filhas do Zé (Mariana e Isabel) estão buscando parcerias para que esse acervo possa ser disponibilizado para todas as pessoas interessadas em estudar cinema, teatro e literatura”, concluiu a atriz.