Estrela da Globo não suportava novela e detonou produção: “Já mandei te tirarem”


Lima Duarte detonou novela da Globo. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Ator protagonizou diversas novela da Globo. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Lima Duarte é um dos atores mais experientes da televisão brasileira, com 92 anos de idade e tendo mais de 70 anos carreira. Além do prestígio conquistado, o veterano também é conhecido pelo seu estilo sem papas na língua, e já chegou a causar polêmica por suas opiniões sobre colegas e novelas que atuou na Globo.

Uma das declarações mais controversas do ator foi sobre Corpo Dourado. A novela escrita por Antonio Calmon era um das grandes apostas da emissora carioca para 1998, e por isso mesmo, tinha um elenco repleto de grandes estrelas, mas acabou ficando marcada pelos seus problemas nos bastidores.

Os problemas começaram pela mudança repentina nos rumos da trama. Zé Paulo, o personagem de Lima, por exemplo, teria um papel diferente na história, sendo assassinado de forma misteriosa e depois aparecendo como um “fantasma” para a sua esposa, Isabel, vivida por Rosamaria Murtinho, que iria desenvolver uma espécie de esquizofrenia.

Lima Duarte e Rosamaria Murtinho em Corpo Dourado. (Foto: reprodução/Globo)
Lima Duarte e Rosamaria Murtinho em Corpo Dourado. (Foto: reprodução/Globo)

Lima Duarte detonou novela

A personagem de Rosamaria, no entanto, teve uma mudança radical, perdendo espaço na trama após se envolver com Sérvulo (Sebastião Vasconcelos). A doença que ela enfrentaria também foi deixada de lado, assim como as aparições de Lima através das visões dela.

Na ocasião, a atriz veio à público reclamar da mudança nos rumos da sua personagem, que acabou ficando perdida na história. Rosamaria também reclamou do fato da sua doença ter sido esquecida, já que ela havia até mesmo feito laboratório para se aprofundar na questão.

Ator Lima Duarte. (Foto: reprodução/Globo)
Ator Lima Duarte. (Foto: reprodução/Globo)

Lima Duarte deu razão a colega de Globo, lamentando que sua personagem tenha “murchado” na trama. Mas as críticas não pararam por aí. O veterano detonou a novela, afirmando que sequer assistia a trama. “Não assisto. Não tem nada a ver com a minha carreira nem comigo. É uma história que se passa numa praia, cheia de garotinhas e garotões. Não gosto de Corpo Dourado”, revelou em entrevista na época.

O ator teria aceitado participar da novela apenas por ter sido convidado pessoalmente pelo diretor geral de criação da Globo, Paulo Ubiratan, que era seu amigo. O profissional, no entanto, acabou morrendo quando a trama ainda estava no ar. “Em nossa última conversa ele me disse: ‘Fique tranquilo, que já mandei te tirarem desta novela’”, disparou Lima em outra entrevista.