Estrela de Mar do Sertão não se calou e detonou novela da Globo antes do fim: “Não tem pé nem cabeça”

15/02/2023 às 16h30

Por: Renan Santos
Imagem PreCarregada
José de Abreu (ao cent.) em Mar do Sertão. (Foto: reprodução/Globo)

No ar em Mar do Sertão, José de Abreu detonou a novela Sonho Meu

Após ‘Um Lugar ao Sol’, José de Abreu voltou ao ar na Globo em Mar do Sertão. Na atual trama das 18h, ele interpreta o Coronel Tertúlio, pai de Tertulinho (Renato Góes) e marido de Deodora (Débora Bloch).

Porém, alguns anos antes, em 1993, o ator causou grande mal-estar na emissora ao criticar uma novela que estava sendo transmitida. Em Sonho Meu, ele viveu Geraldo Vieira, ex-marido de Claudia (Patrícia França) e pai de Carolina (Carolina Pavanelli). O personagem era extremamente violento, o que levou à separação e à perda da guarda da filha.

Quando a trama estava chegando ao fim, Abreu concedeu uma entrevista para lá de polêmica, onde ele não poupou críticas à obra. “As telenovelas estão transformando o ator em funcionário público. Os textos são ruins, o ritmo das gravações é infernal. Não dá mais para trabalhar assim”, declarou.

“Estou me tornando displicente. Decoro as falas poucos minutos antes de entrar no estúdio, faço o que tenho de fazer e volto para casa. Tudo sem o menor sentimento. À noite, sinto como se tivesse passado o dia digitando, como um burocrata, um funcionário público”, completou.

Abreu também não poupou críticas diretas a Sonho Meu. Ele ainda acrescentou que as novelas estavam em decadência. “É o pior trabalho que já fiz. A trama não faz sentido, está cheia de contradições. O próprio Geraldo é um personagem esquizofrênico. Um dia, dá porrada. No outro, chora como criança. Parece que os autores do texto não conversam entre si”, disparou.

Veja também

José de Abreu na novela Sonho Meu. (Foto: reprodução/Globo)
José de Abreu na novela Sonho Meu. (Foto: reprodução/Globo)

Autor se pronunciou

“Comercialmente, o gênero ainda funciona. Mas, artisticamente, não tem mais para onde ir. Todos nós, que vivemos da TV, sentimos o declínio, sabemos que é hora de procurarmos outros caminhos. O produto dá certo, não há por que modificá-lo. Errados somos nós, atores”, destacou.

O supervisor da trama de Marcílio Moraes, Lauro César Muniz, respondeu às críticas feitas por Abreu na mesma matéria. Embora o autor tenha concordado que a telenovela estava decadente, Muniz expressou sua surpresa com a mudança de opinião de Abreu.

Ator José de Abreu. (Foto: reprodução/Instagram)
Ator José de Abreu. (Foto: reprodução/Instagram)

“Costumávamos receber ligações de Zé elogiando o personagem. Não entendo por que ele mudou de ideia”, afirmou Muniz. “O gênero enfrenta uma crise criativa, mas acredito que é algo temporário”, explicou.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.