Estrela de novela da Globo morreu após recusar tratamento para doença


Sandra Breá fez sucesso em novelas da Globo. (Foto: reprodução)
Sandra Breá fez sucesso em novelas da Globo. (Foto: reprodução)

Sandra Breá foi uma das atrizes de maior sucesso das novelas da Globo nos anos 1970 e 1980, ganhando destaque principalmente em Elas Por Elas, folhetim escrito por Cassiano Gabus Mendes em 1982.

Na trama, Sandra deu vida à Wanda, uma mulher que é irmã do detetive Mário Fofoca, vivido por Luís Gustavo. O profissional é contratado pela protagonista Márcia (Eva Wilma) para descobrir a identidade de Patinha, uma mulher que era amante do marido dela, Átila (Mauro Mendonça), e que estaria envolvida na sua morte.

Em meio a isso, Márcia tem a ideia de reunir as colegas de escola: Natália (Joana Fomm), Helena (Aracy Balabanian), Adriana (Esther Góes), Carmem (Maria Helena Dias), Marlene (Mila Moreira) e a própria Wanda.

A grande reviravolta da história ocorre já na reta final, quando Mário demora para concluir a investigação, mas acaba descobrindo que Patinha, a mulher que ele procurava, era justamente a sua irmã, Wanda.

Atriz Sandra Breá. (Foto: reprodução)
Atriz Sandra Breá. (Foto: reprodução)

Atriz da Globo descobriu doença, mas recusou tratamento

O personagem de Luís Gustavo fez tamanho sucesso em Elas Por Elas que ele chegou a revivê-lo em outras produções da Globo, incluindo a série Mário Fofoca, exibida em 1983. A personagem de Sandra, no entanto, não acompanhou o irmão nessas ocasiões, e atriz permaneceu na TV até 1992, quando fez a novela Felicidade. No ano seguinte, ela descobriu ser portadora do vírus HIV.

Após uma longa pausa na carreira, ela retornou às telinhas em 1997, no último capítulo de Zazá, que marcou sua despedida da TV. Dois anos depois, a estrela foi diagnosticada com um tumor maligno em um dos pulmões, já em estado avançado, e ela recusou tratamentos como quimioterapia e radioterapia depois que os médicos lhe deram apenas seis meses de vida.

Sandra faleceu aos 47 anos, em 2 de maio de 2000, em sua casa, no Rio de Janeiro, após ficar internada por dois dias.