Estrela de novelas clássicas da Globo vive drama e faz apelo para voltar à TV
01/11/2022 às 16h21
Joana Fomm já foi considerada uma das maiores atrizes das novelas brasileiras, interpretando personagens marcantes em novelas clássicas da Globo, como a Yolanda Pratini de Dancin’ Days (1978), a Perpétua de Tieta (1989) e Carmem Maura de Vamp (1991).
A veterana, no entanto, enfrentou um drama, quando, em 2007, estava escalada para o elenco de Paraíso Tropical, onde interpretaria a personagem Marion, mas precisou deixar a novela após ser diagnosticada com um câncer de mama. “No auge da doença, eu estava numa loja e uma senhora disse assim: ‘Fica boa, não tem esse negócio de ficar doente. Estamos com saudade!’. Fiquei rindo sozinha”, revelou a estrela.
Após cinco anos, Joana finalmente se curou do câncer, e mesmo durante o tratamento, ainda ganhou algumas oportunidades fazendo participações em projetos menores, como as séries Casos e Acasos (2008), Dicas de um Sedutor (2008) e As Cariocas (2010).
Porém, os problemas de saúde voltaram a prejudicar a carreira da veterana. Em 2011, ela foi convidada para Insensato Coração, outra novela do autor Gilberto Braga, mas teve de recusar em virtude de uma disautonomia, doença que afeta o sistema nervoso.
Atriz implorou para voltar a trabalhar
As fases difíceis que enfrentou fez Joana Fomm ficar sem reservas financeiras e acabaram obrigando, em 2016, a atriz ir à público implorar por trabalho. Foi quando recebeu uma oportunidade na novela Apocalipse, da Record, e posteriormente, na série Sob Pressão (2019), da Globo.
LEIA TAMBÉM:
● Do auge na Globo à falência decretada pela justiça, damos estrela se afundou em dívidas
● Atriz da Globo acabou esquecida e longe dos holofotes, desabafo impactou: “Não sabem o que fazer comigo”
● Estrela da Globo revelou que saía com homens por dinheiro e caiu no vício das drogas: “Não sou hipócrita”
Veja também: Galã de novelas de Glória Perez some da TV e se recusa a voltar: “Esquece”
“Foi um prazer imenso trabalhar com eles e consegui me adaptar facilmente, o que não é assim tão comum quando você entra numa produção que já está acontecendo, com toda a equipe já integrada”, declarou Joana em seu retorno à emissora carioca.
Ainda em 2019, a atriz participou da série República do Peru, exibida pela TV Brasil, o que acabou sendo seu último trabalho na televisão até agora. Em 2020, ela até chegou a ser cotada para o elenco de Assombro, série da Disney, mas não houveram mais informações sobre novas aparições da estrela na telinha.