Estrela de novelas clássicas da Globo vive drama e faz apelo para voltar à TV

01/11/2022 às 16h21

Por: Marcos Santos
Imagem PreCarregada
Joana Fomm atuou em várias novelas clássicas da Globo. (Foto: Reprodução)

Joana Fomm já foi considerada uma das maiores atrizes das novelas brasileiras, interpretando personagens marcantes em novelas clássicas da Globo, como a Yolanda Pratini de Dancin’ Days (1978), a Perpétua de Tieta (1989) e Carmem Maura de Vamp (1991).

A veterana, no entanto, enfrentou um drama, quando, em 2007, estava escalada para o elenco de Paraíso Tropical, onde interpretaria a personagem Marion, mas precisou deixar a novela após ser diagnosticada com um câncer de mama. “No auge da doença, eu estava numa loja e uma senhora disse assim: ‘Fica boa, não tem esse negócio de ficar doente. Estamos com saudade!’. Fiquei rindo sozinha”, revelou a estrela.

Após cinco anos, Joana finalmente se curou do câncer, e mesmo durante o tratamento, ainda ganhou algumas oportunidades fazendo participações em projetos menores, como as séries Casos e Acasos (2008), Dicas de um Sedutor (2008) e As Cariocas (2010).

Porém, os problemas de saúde voltaram a prejudicar a carreira da veterana. Em 2011, ela foi convidada para Insensato Coração, outra novela do autor Gilberto Braga, mas teve de recusar em virtude de uma disautonomia, doença que afeta o sistema nervoso.

Atriz implorou para voltar a trabalhar

As fases difíceis que enfrentou fez Joana Fomm ficar sem reservas financeiras e acabaram obrigando, em 2016, a atriz ir à público implorar por trabalho. Foi quando recebeu uma oportunidade na novela Apocalipse, da Record, e posteriormente, na série Sob Pressão (2019), da Globo.

Veja também

Veja também: Galã de novelas de Glória Perez some da TV e se recusa a voltar: “Esquece”

“Foi um prazer imenso trabalhar com eles e consegui me adaptar facilmente, o que não é assim tão comum quando você entra numa produção que já está acontecendo, com toda a equipe já integrada”, declarou Joana em seu retorno à emissora carioca.

Ainda em 2019, a atriz participou da série República do Peru, exibida pela TV Brasil, o que acabou sendo seu último trabalho na televisão até agora. Em 2020, ela até chegou a ser cotada para o elenco de Assombro, série da Disney, mas não houveram mais informações sobre novas aparições da estrela na telinha.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.