Estrela de novelas da Record processa emissora por direitos de trama reprisada várias vezes
23/04/2023 às 11h00
Famosa atriz de novelas da Record processa o canal por direitos de folhetim reapresentado várias vezes
Bianca Rinaldi, uma das grandes estrelas das novelas da Record entre 2004 e 2013, entrou com um processo contra a emissora em busca de uma remuneração mais justa pelas reprises das tramas em que atuou, em especial A Escrava Isaura (2004), que já foi transmitida sete vezes. A informação foi divulgada pelo site Notícias da TV.
A atriz de 48 anos alega “ausência de plena e justa remuneração dos direitos conexos em razão da exibição das obras, em decorrência de fraude contratual e da violação aos dispositivos legais que regem o acordo” na ação movida contra a Record.
Bianca Rinaldi fez diversas produções para a emissora, como Prova de Amor (2005), Caminhos do Coração (2007), Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008), Ribeirão do Tempo (2010), assim como a série José do Egito (2013) e do especial O Madeireiro (2011).
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
O que Bianca Rinaldi exigiu?
A atriz exigiu a anulação do contrato e o ressarcimento de 10% de tudo o que recebeu, porcentagem que ela fez o pagamento de impostos a cada nota emitida. O valor da ação é de cerca de R$ 50 mil.
Ainda de acordo com a publicação, a artista acusa a emissora de não ter repassado valores das reprises de 2017 e 2019, bem como de outras retransmissões que acontecem fora da Record.
Para quem não sabe, A Escrava Isaura foi reprisada em canais como Fox Life, Rede Família e até na TV Brasil. No entanto, em primeira instância, a Justiça não concordou com os argumentos da atriz e negou seus pedidos, aceitando a defesa da Record.
Atriz perdeu a causa
O juiz Renato de Abreu Perine, responsável pelo julgamento em março, afirmou que “as partes ajustaram […] qual seria a remuneração da parte autora para que ocorresse a utilização dos direitos autorais e conexos pela ré, inclusive, em reapresentações da obra, o que é perfeitamente possível”.
O magistrado ainda destacou que não houve “a alegada ofensa à norma cogente”, ou seja, a cláusula do contrato estava em conformidade com a lei.
+ Travessia: Após ser abandonada em pleno altar, Guida arma plano para se vingar de Moretti
O caso ainda pode ser levado a instâncias superiores da Justiça brasileira. Procurada, a Record confirmou a existência da ação, mas não forneceu mais informações. Bianca Rinaldi, por sua vez, não se manifestou sobre o assunto.
Atualmente, a atriz está contratada pelo SBT e fará parte do elenco da novela A Infância de Romeu e Julieta, que estreia em maio. Após deixar a Record, ela também atuou na novela Em Família (2014), na Globo.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Fatos da TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.