Eterno Tonho da Lua, ator caiu em “armadilha” brutal e sumiu da TV: “Falta de percepção”


Ator Marcos Frota. (Foto: reprodução)
Ator Marcos Frota. (Foto: reprodução)

Quando se fala em grandes personagens das novelas brasileiras, que ficaram marcados especialmente pelo seu carisma, muita gente sempre lembra de Tonho da Lua, de Mulheres de Areia (1993). E com o grande sucesso na pele do personagem, era de se esperar que o ator Marcos Frota fosse trilhar uma carreira de sucesso que o deixaria em evidência até os dias de hoje, mas não foi isso que aconteceu.

Vale destacar que, antes mesmo de dar vida ao personagem, Marcos Frota já tinha uma longa carreira na TV, tendo estreado em 1976, na novela O Julgamento, ainda na extinta TV Tupi. Depois, o ator ainda apareceu em produções clássicas e de grande sucesso, como Escrava Isaura (1976), Malu Mulher (1979), Carga Pesada (1979), Elas Por Elas (1982), Vereda Tropical (1984), Cambalacho (1986), Sassaricando (1987) e Vamp (1991).

Após o estrondoso sucesso em Mulheres de Areia, o famoso ainda emplacou uma série de trabalhos, mas com papéis de pouco destaque e em produções de menor impacto. Atualmente, ele está afastado das novelas desde 2016, quando atuou em Sol Nascente.

Ator tomou decisões erradas na carreira

Porém, o sumiço da TV e o declínio após o sucesso como o Tonho da Lua em Mulheres de Areia não se deve a uma “ingratidão” da Globo. Segundo o próprio Marcos Frota, isso ocorreu devido a decisões erradas que tomou na carreira. “Eu errei muito, me equivoquei muito. Caí em todas as armadilhas da nossa profissão. Desperdicei bons personagens e boas telenovelas por vaidade, por falta de percepção”, revelou o ator durante uma live com a atriz Maria Zilda, em 2020.

Vale ressaltar que o período de afastamento do ator também se deve à sua dedicação ao circo, que é sua grande paixão. E hoje, aos 66 anos, ele ainda é lembrado nas ruas pelo seu personagem em Mulheres de Areia. “É impressionante a força de um trabalho desses. A novela foi ar há 27 anos e hoje, em 2020, ainda vejo crianças brincando na areia de Tonho da Lua”, afirmou.