Marcou na TV

Ex Castelo Rá-Tim-Bum suplica por ajuda e vive crise financeira: “Terei que sair de casa”


Castelo Rá-Tim-Bum marcou gerações na TV (Foto montagem TV Foco)

“Terei que sair de casa” Desabafa ex ator de Castelo Rá-Tim-Bum ao relatar sua situação.

Certamente você reconhece vários personagens Castelo Rá-Tim-Bum e com toda certeza passou muitas tardes acompanhando as aventuras e descobertas dessa turminha por dentro do castelo mais conhecido do Brasil, o que você pode não saber é que diferente do Dr. Victor nem todos possuíam uma vida financeira tão confortável.

+Luciano Szafir comoveu público ao desfilar com bolsa de colostomia: “A estomia não define ninguém”

A série Castelo Rá-Tim-Bum foi um sucesso de audiência da TV  Brasileira, sendo transmitida entre os anos de 1994 e 1997 pela TV Cultura e chegou a contar com mais de 90 episódios e o sucesso foi tão grande que a série ganhou um filme no ano de 1998 levando às aventuras da turma para os cinemas.

A série retratava as aventuras de Nino, um aprendiz de feiticeiro com mais de 300 anos e seus amigos Pedro, Biba e Zeca, e com as aventuras dessa turma pelo Castelo a série rapidamente se tornou um sucesso de audiência chegando aos 2 dígitos de audiência logo nas primeiras semanas e arrasando a concorrência.

“Demorei muito tempo para entender e aceitar o Zequinha”

Castelo Rá-Tim-Bum foi um sucesso de audiência e crítica e abriu várias portas para a carreira dos jovens atores, que souberam aproveitá-la ao máximo e construir grandes oportunidades no mundo artístico e teatral, ou pelo menos era isso que parecia ter acontecido.

Fredy Állan, que interpretou o personagem Zequinha em Castelo Rá-Tim-Bum foi um deles: após o final da série em 1997 Fredy esteve em vários programas como o Você Decide e Retrato Falado, ambos na TV Globo e Direito de Vencer e Vila Esperança na TV Record, além de seguir sua carreira no teatro onde trabalhou em mais de 18 peças entre atuação e direção, além de mais de 10 trabalhos na TV e Cinema.

E foi exatamente no teatro que Fredy parecia ser ignorado por seus trabalhos e apenas ser cobrado por seu personagem Zequinha, sendo frequentemente questionado sobre “quando ele voltaria para a televisão”:

“Quando acabou, voltei para o teatro e as pessoas me cobravam ‘quando você volta para a TV?’ e comecei a ficar meio bravo com isso. O Zequinha era mais um dos personagens que eu já tinha feito e parecia que as pessoas não tinham interesse real no que eu fazia“. Declarou o ator em entrevista em 2020.

Ex-ator do Castelo Rá-Tim-Bum passa por dificuldades financeiras
Ex-ator do Castelo Rá-Tim-Bum passa por dificuldades financeiras

Ação trabalhista e dificuldades financeiras

A série Castelo Rá-Tim-Bum gerou gordos lucros à TV Cultura e seus patrocinadores porém ao que tudo indica essa fartura não foi dividida igualmente entre todas as suas estrelas.

No ano de 2013 foi noticiado pelo jornal O Estado de São Paulo que um de seus ex atores, Fredy, estava movendo uma ação trabalhista contra seu ex empregador a Fundação Padre Anchieta (proprietária da TV Cultura) buscando receber a parte justa dos lucros resultantes da série, os quais não teriam sido divididos de forma justa entre todos os atores.

O processo corre em segredo de justiça e até hoje ainda não teve uma decisão definitiva.

Além do processo judicial, Fredy também passou por dificuldades financeiras durante a pandemia de Covid-19 que assolou o Brasil e impactou especialmente a classe artística, que teve boa parte de seus projetos paralisados.

E para Fredy, o Zequinha de Castelo Rá-Tim-Bum, não foi diferente, o ator teve que suspender e até paralisar os projetos que estava envolvido o que o deixou em uma situação financeira complicada, inclusive indo às redes sociais pedir ajuda aos seus fãs para que pudesse pagar os débitos do imóvel em que residia.

“Queridos apoiadores! Terei que sair de casa e gostaria muito de conseguir pagar a dívida que aqui ficará!”

O ator utilizou suas redes sociais para relatar a situação difícil que a classe artística vem passando por conta da pandemia e relatar sua própria situação, na qual precisaria deixar o imóvel em que residia e não queria fazê-lo sem honrar com suas obrigações, e para tanto pediu ajuda de seus fãs nas redes sociais.

O ator obteve uma resposta muito positiva de todos que o apoiavam e conseguiu a ajuda necessária, agradecendo pelo apoio e pelo carinho de seus fãs. Agora, em um melhor momento, o professor de teatro Fredy pôde voltar a se dedicar aos seus projetos e esperamos que em breve possa voltar aos palcos.

Autor(a):