Ex-integrante da Escolinha do Professor Raimundo faliu tentando construir Disneylândia brasileira


Elenco da Escolinha do Professor Raimundo. (Foto: Reprodução)
Elenco da Escolinha do Professor Raimundo. (Foto: Reprodução)

José Vasconcellos foi considerado um pioneiro do humor brasileiro. O ator, que nos anos 1990 chegou a integrar o elenco da Escolinha do Professor Raimundo, foi o primeiro palhaço Bozo do Brasil e um dos primeiros a realizar shows de stand-up no país.

O ator e humorista, aliás, sempre pensou grande e sua inovação foi além, quando deu início a um projeto ousado de fazer uma espécie de Disneylândia brasileira. Em 1964, depois de retornar de uma viagem dos Estados Unidos, onde visitou a Walt Disney World, José teve a ideia de construir um grande parque temático no Brasil.

Assim, ele recebeu de um amigo um terreno de 1 milhão de metros quadrados localizado na cidade de Guarulhos, em São Paulo, e deu início a construção do parque, que foi chamado de Vasconcelândia. O local teria hotel, restaurante, lagos e ilhas artificiais, além de brinquedos e um trilho de trem que faria o público visitar todos os pontos do parque.

José Vasconcellos integrou o elenco da Escolinha. (Foto: reprodução)
José Vasconcellos integrou o elenco da Escolinha. (Foto: reprodução)

Parque deu prejuízo para o ex-ator da Escolinha

No início, o projeto demonstrava ter bastante potencial, quando Vasconcellos começou a vender as ações do futuro parque na bolsa de valores. A partir de 1974, no entanto, tudo ficou estagnado, e ele não conseguiu mais apoio de investidores, principalmente pelo fato de não haver uma rodovia pavimentada que desse acesso ao local.

Assim, a Vasconcelândia ficou parada por quase dez anos, sem previsão alguma de inauguração. O prejuízo quase levou José Vasconcellos à falência, até que o humorista teve que arrendar o negócio para um grupo do Rio de Janeiro, e em 1997, o parque foi a leilão para saldar uma dívida com o governo federal.  O terreno está abandonado até hoje.

Com o negócio fracassado, José Vasconcellos seguiu investindo na sua carreira na TV, foi quando integrou o elenco de diversos humorísticos, incluindo a Escolinha do Professor Raimundo, em 1993, onde deu vida ao gago Rui Barbosa Sá-Silva. Apesar de tudo, o comediante, que faleceu em 2011, aos 85 anos, afirmou que não se arrependeu de ter tentado construir o parque.