Famoso cantor furou com a Globo, não apareceu no programa de Faustão e foi banido da emissora: “Não preciso”


Tim Maia foi proibido de pisar na Globo. (Foto: reprodução)
Tim Maia foi proibido de pisar na Globo. (Foto: reprodução)

Muitos cantores sempre sonharam com a oportunidade de aparecer no Domingão do Faustão, que por muitos anos, foi o principal programa de auditório da televisão brasileira, sendo assistido por todo o Brasil. Tim Maia, no entanto, não fazia muita questão disso.

Mesmo sendo considerado um dos maiores músicos da história do país, o cantor tinha um gênio bastante forte, que fez com que ele se tornasse alvo de muitas polêmicas pelo seu comportamento, chegando a consumir drogas e até mesmo furar com alguns contratantes e faltar a shows.

Na Globo, Tim Maia já recebeu diversas homenagens, mas justamente pelo seu temperamento forte, o astro já chegou a enfrentar sérios problemas com a emissora carioca, que o fizeram até mesmo ser proibido de pisar no canal por um tempo.

Tim Maia não apareceu no Domingão do Faustão. (Foto: reprodução)
Tim Maia não apareceu no Domingão do Faustão. (Foto: reprodução)

Tim Maia não apareceu no Domingão do Faustão na Globo

No dia 20 de junho de 1993, o cantor era anunciado como uma das principais atrações do Domingão do Faustão. Porém, sem nenhuma justificativa, ele acabou dando o cano e não apareceu no programa, algo que deixou a emissora revoltada.

O episódio acabou sendo a gota d’água para a Globo, que decidiu vetar Tim Maia de todos os seus programas a partir daquele momento. Quatro dias após o ocorrido, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, escreveu um memorando, no qual afirmava que o cantor estava proibido de pisar novamente no canal.

“Tendo em vista o comportamento reincidente do cantor Tim Maia, como está registrado no relatório anexado do Sr. D. Costa [Deto Costa, então diretor do Domingão do Faustão], informamos que está proibida, até segunda ordem, a sua presença em qualquer programa da Rede Globo”, dizia o comunicado.

O cantor justificou a sua ausência do Domingão, afirmando que estava “hipercansado” após a realização de um show, e que por não ter contrato com a emissora, não tinha obrigação de comparecer ao programa.

“Eu sabia! Inclusive, eles pararam de tocar a minha música [Essa Tal Felicidade] na novela [Renascer]. Eu vou ligar pra Som Livre [gravadora da Globo e de Tim], vou acionar o meu advogado, vou acionar esse Boni, que eu não preciso dele, nem da Globo”, disparou o cantor. “Faz cinco anos que eles me boicotam”, completou o famoso, que faleceu em 15 de março de 1998.