Famosos entraram em guerra para ganhar reconhecimento em novela de maior sucesso da Globo: “Virei a mesa”


Roque Santeiro foi a novela de maior sucesso da Globo. (Foto: reprodução)
Roque Santeiro foi a novela de maior sucesso da Globo. (Foto: reprodução)

Roque Santeiro é considerada por muitos a novela de maior sucesso da história da Globo, e não é à toa: o folhetim é responsável pela maior audiência da emissora até os dias de hoje, chegando a atingir incríveis 74 pontos no Ibope.

E é claro que, diante de todo esse sucesso inesperado, o autor responsável pela obra gostaria de ganhar todo o reconhecimento por ela, mas o que se viu nos bastidores do canal na época, foi uma verdadeira guerra por esse título. Acontece que a trama foi criada e teve seus primeiros 51 capítulos escritos por Dias Gomes.

O autor, no entanto, já cansado do ritmo frenético da produção, decidiu se afastar e passou o bastão para Aguinaldo Silva, que assumiu o trabalho de escrita dos capítulos. Durante esse período de afastamento, que levou cerca de três meses, Dias viajou para a Europa, e quando retornou, Roque Santeiro já havia se tornado um fenômeno.

Autores Aguinaldo Silva e Dias Gomes. (Foto: reprodução)
Autores Aguinaldo Silva e Dias Gomes. (Foto: reprodução)

Autores da novela da Globo disputaram reconhecimento

O veterano, no entanto, não gostou nenhum pouco de ver Aguinaldo Silva ganhando todo o reconhecimento pelo sucesso da novela que ele havia criado e exigiu escrever os últimos capítulos. Aguinaldo, porém, não concordou muito com essa história, e chegou a mandar uma carta para a alta cúpula da Globo reclamando da situação: “Nesse instante, do que estou mais precisando é de incentivos, e não que venha alguém minimizar o meu trabalho”.

Em depoimento ao livro A Seguir, Cenas dos Próximos Capítulos, Aguinaldo afirmou que Dias Gomes não havia se interessado pela própria novela e talvez nem tenha assistido o folhetim até o momento em que voltou a escrever. “Na ocasião, ele chegou a pedir que eu desse uma declaração à imprensa de que eu estava saindo da novela como uma forma de homenageá-lo. Naquele momento eu percebi que, se eu fizesse isso, estaria me condenando a ser eternamente o segundo, um autor secundário […] Foi quando virei a mesa. Saí, mas disse a verdade: que o Dias estava apenas interessado em escrever o final de Roque Santeiro”, declarou.

Assim, Dias Gomes escreveu os últimos 48 capítulos de Roque Santeiro, que se consolidou como a novela de maior sucesso da história da Globo. Esse desentendimento, no entanto, fez com que os autores ficassem brigados por anos e só voltassem a se falar em 1999, pouco antes da morte de Dias.