Fenômeno de audiência, Pantanal quase ganhou continuação; saiba como seria
25/11/2022 às 20h00
Pantanal pode ser considerada uma das novelas de maior sucesso da história da televisão brasileira. Depois de ter se tornado um verdadeiro fenômeno na TV Manchete, chegando a superar a audiência da Globo em pleno horário nobre, o folhetim ganhou um remake recentemente na própria emissora carioca, e que também teve boa repercussão.
Justamente em virtude do grande sucesso que conquistou em sua exibição original, em 1990, o autor Benedito Ruy Barbosa chegou a planejar uma continuação da história. O autor estava convicto de que a trama poderia ter uma sequência com os filhos dos protagonistas, Jove e Juma, que foram interpretados originalmente por Marcos Winter e Cristina Oliveira. A história continuaria tendo o Pantanal como pano de fundo.
A ideia, no entanto, acabou não indo adiante, uma vez que, já no início de 1991, logo após o fim de Pantanal, Benedito Ruy Barbosa acabou acertando o seu retorno à Globo e emplacou novos sucessos, como Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996), que está sendo reprisada atualmente pela Globo.
Volta à Globo após recusa de Pantanal
Benedito, aliás, acabou retornando a Globo mesmo após a emissora ter recusado produzir Pantanal. Na época, o autor levou a sinopse do folhetim ao canal carioca, mas contou que os diretores “nem quiseram ler” o projeto. Logo depois, ele apresentou a trama à Manchete, que investiu na sua produção.
Em recente entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, o então mandachuva da Globo, admitiu que “foi um erro” não aprovar o projeto, mas culpou o diretor Herval Rossano por isso.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
“Chamei o Daniel Filho, que era responsável pelas novelas, e ele mandou o Herval ao Pantanal. Herval disse que era época de cheias. Fizemos outras tentativas depois, mas ele mantinha a informação de que a produção teria um custo inestimável. Ele apresentou um orçamento inviável, e as gravações demandariam uma semana de produção para cada capítulo em uma época em que a gente conseguia gravar três capítulos no mesmo tempo”, explicou.