Grande galã da Globo que participou de inúmeras novelas da emissora, faleceu após enfrentar câncer no pâncreas


Ator da Globo contracenou com grandes nomes da televisão (Foto: Reprodução/ Globo)
Ator da Globo contracenou com grandes nomes da televisão (Foto: Reprodução/ Globo)

Ator que fez muito sucesso na Globo e atuou em grandes novelas da Globo, perdeu a vida após lutar contra o câncer

O ator João Carlos Barroso foi, na juventude, um dos galãs mais requisitados da TV Globo. Só na segunda metade da década de 1970, atuou, seguidamente, em seis novelas.

Foi o auge de sua fase de galã jovem. De acordo com o noticiado pelo UOL, Barroso faleceu no dia 12 de agosto de 2019, no Rio de Janeiro, aos 69 anos, vítima de câncer no pâncreas.

Carioca, João Carlos Barroso nasceu em 28 de fevereiro de 1950. Sua paixão pelo futebol se expressava desde criança.

Foi jogando com amigos, aos 11 anos, que Barroso foi “descoberto” e recebeu o convite para participar do filme Pedro e Paulo (1961), no qual atuou com Jardel Filho, Francisco Cuoco e Jece Valadão.

João Carlos Barroso com Ney Latorraca em Estúpido Cupido (Foto: Reprodução/ Globo)
João Carlos Barroso com Ney Latorraca em Estúpido Cupido (Foto: Reprodução/ Globo)

Já adulto e ator profissional, participou de times de futebol de artistas da televisão, que costumeiramente se reuniam para jogar bola.

Em 1965, com 15 anos, estreou na TV, na série “Rua da Matriz”, na recém-inaugurada TV Globo. A primeira novela foi a clássica O Bem Amado, em 1973, como Eustórgio, filho do matador Zeca Diabo, papel de Lima Duarte.

O ator era conidado para bailes de debutantes

No cinema, além da estreia em Pedro e Paulo, o ator foi visto em O Pistoleiro (1976)Nos Tempos da Vaselina (1979) e no curta Dona Eulália (2004).

Dublador, é de Barroso a voz do menino Verruga no desenho de longa-metragem A Espada Era a Lei, da Disney, lançado em 1963, quando o ator tinha 13 anos.

Assim, foi na TV que João Carlos Barroso ficou conhecido e arrancou suspiros em papeis de mocinho ou “jovem transviado”.

Como um de seus personagens mais marcantes, o Caniço da novela “Estúpido Cupido” (1976-1977), membro da turma do Mederix (Ney Latorraca). Fazendo um divertido par romântico com Djenane Machado, em uma trama que se passava nos anos 1950.

João Carlos Barroso com Lima Duarte e Guiomar Gonçalves em O Bem Amado (Foto: Reprodução/ Globo)
João Carlos Barroso com Lima Duarte e Guiomar Gonçalves em O Bem Amado (Foto: Reprodução/ Globo)

Dessa forma, os convites para bailes de debutantes se multiplicaram por conta de sua cancha de galã jovem em novelas da Globo. Então, entre 1973 e 1979, estrelou “O Bem Amado”, “Os Ossos do Barão”, “Pecado Capital”, “Estúpido Cupido”, “Locomotivas”, “O Pulo do Gato”, “Pecado Rasgado” e “Marron-Glacé”, praticamente uma novela por ano.

O Galã paticipou de varios folhetins de sucessos

Assim, na década de 1980, Barroso atuou em “Pão-Pão Beijo-Beijo”, “Livre para Voar”, “Roque Santeiro”, “Direito de Amar” e “O Salvador da Pátria”. Então, em “Roque Santeiro”, o ator viveu outro personagem marcante: Toninho Jiló, misto de garoto de recados e guia turístico de Asa Branca (que apresentava a cidade aos romeiros que chegavam).

Contudo, nos anos 1990, o ator da Globo atuou em “Mico Preto”, “Pedra Sobre Pedra”, “Mulheres de Areia”, “Tropicaliente” e “Uma Vez”. Contudo, a partir da década de 2000, os papeis em novelas diminuíram porque Barroso integrou o elenco fixo do humorístico “Zorra Total” por mais de dez anos (de 2002 a 2015).

Por fim, último trabalho de João Carlos Barroso na televisão foi o delegado Mesquita na novela “Sol Nascente”, exibida entre 2016 e 2017.

João Carlos Barroso (Foto: Reprodução/ Globo)
João Carlos Barroso (Foto: Reprodução/ Globo)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.