Autor expôs confusão em novela da Globo e não escondeu o fracasso: “Eu não estava em condição”


Eduardo Moscovis e Gloria Pires em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)
Eduardo Moscovis e Gloria Pires em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)

Autor de novela da Globo admitiu que tomou caminhos tortuosos ao escrever a trama

O autor Euclydes Marinho falou sobre a obra Desejos de Mulher (2002) – novela de sua autoria que ocupou a faixa das 19h. A trama da Globo, na época, foi acusada de ser confusa e a grande maioria dos personagens não conquistaram o carinho da audiência. 

+ A atitude corajosa de Ana Paula Arósio de voltar à TV após ficar reclusa e queimada na Globo

Marinho disse que enfrentava difícil fase em sua vida e, por isto, não conseguiu desempenhar bom trabalho. Na história da novela, Euclydes quis abordar o universo da moda e escolheu um elenco de peso para tal. 

No produto, pôde-se ver não só o reencontro das atrizes Gloria Pires e Regina Duarte- após terem feito mãe e filha em Vale Tudo (1988) -, como também a obra contou com grandes atores como Jose de Abreu, José Wilker e Eduardo Moscovis. Desta vez, Gloria e Regina não eram mãe e filha, mas sim irmãs que eram rivais. 

+ Cissa Guimarães detonou desculpa de demissão da Globo: “Patrícia Poeta ganhava 3 vezes mais do que eu”

A personagem de Duarte, porém, não ganhou simpatia do sofá e Júlia- a irmã vivida por Gloria Pires- começou a assumir o papel de protagonista, sendo que, a princípio, ela era a antagonista da trama. A vilã Selma, de Alessandra Negrini, também conquistou mais espaço e caiu nas graças do público. 

Regina Duarte e Herson Capri em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)
Regina Duarte e Herson Capri em Desejos de Mulher, 2002 (Foto: Divulgação/Globo)

Audiência, enredo complexo e má fase 

Desejos de Mulher deixou a desejar no Ibope e os enredos da trama foram interpretados como sendo confusos. Assim sendo, Euclydes confirmou que conduziu mal a história e atribui isto ao fato de não estar em boa fase pessoal na época. 

+ Atriz da Globo teve que virar ambulante para sobreviver: “Não sabia onde enfiar a cara”

“Eu não estava em condições de entrar em campo. Emocionalmente, afetivamente, eu atravessava um momento confuso. Estava me separando, morando em um hotel. Minha vida estava uma confusão”, contou o autor no livro Autores, Histórias da Teledramaturgia. 

“A cada capítulo, a novela tinha uma cara. Ficou algo completamente louco. Os personagens não tinham pé nem cabeça, faziam uma coisa a cada dia. Eu tentei de tudo. Desejos de Mulher foi considerada a pior novela do ano por toda a imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo. Eu já fiz alguns trabalhos que foram considerados os melhores do ano, e fiz um que foi o pior”, pontuou. 

Euclydes Marinho durante entrevista (Foto: Reprodução/Globo)
Euclydes Marinho durante entrevista (Foto: Reprodução/Globo)

 

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.