Globo e SBT travaram guerra pela audiência com batalha dos ‘enlatados’; entenda
10/06/2023 às 20h00
Conheça os bastidores da acirrada disputa entre a Globo e o SBT nos anos 80 e 90
Nas décadas de 1980 e 1990, a competição entre a Globo e o SBT pela liderança do Ibope era acirrada. O SBT chegou a ameaçar a posição de liderança da Globo, mas nunca conseguiu manter a liderança constantemente como a emissora carioca.
Durante a década de 1980, a competição não era apenas pelas maiores audiências em novelas e programas de auditório, mas também por filmes e séries, antes mesmo da popularização de torrents e serviços de streaming.
+ Demissão surpreendente! Apresentador foi retirado do ar na Globo antes do fim de contrato
A Globo exibiu séries como Magnum, A Gata e o Rato e Dallas, enquanto o SBT optou por séries mais conceituais, buscando atrair um público que normalmente não assistia televisão.
O SBT incluiu em sua programação a minissérie Masada, que aborda o conflito entre o Império Romano e Israel. Em resposta, a Globo exibiu Shogun e Os Últimos Dias de Pompeia.
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
No entanto, após um alto investimento em Masada, sem conseguir tirar a liderança da Globo, o SBT decidiu adiar o lançamento de filmes e séries para épocas menos competitivas.
+ Ary Fontoura não escondeu insatisfação em papel de novela da Globo: “Personagem ficou incompleto”
Série foi oferecida para as emissoras
A minissérie Pássaros Feridos foi oferecida a ambas as emissoras, mas ambas recusaram. O SBT considerou o preço pedido muito alto, enquanto a Globo temia restrições de censura, pois a série contava a história de um padre que considerava a possibilidade de ter uma vida amorosa.
Mais tarde, a minissérie foi oferecida ao SBT por um preço mais baixo, 120 mil dólares, e a emissora aceitou, sem enfrentar problemas com a ditadura.
A estratégia do SBT para a exibição de Pássaros Feridos envolveu alavancar a audiência através da novela Roque Santeiro, um dos maiores sucessos da teledramaturgia da Globo.
+ Novela das seis passou a enjoar seu público, após início promissor
A minissérie seria exibida logo após o término de Roque Santeiro, e a publicidade do SBT incentivava os telespectadores a assistir a novela da Globo e, em seguida, mudar de canal para o SBT.
Com essa estratégia, o SBT atingiu 47 pontos de audiência na Grande São Paulo, e a Globo respondeu esticando a novela Roque Santeiro.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Fatos da TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.