Globo e SBT já disputaram a guerra dos ‘enlatados’ na briga pela audiência


Elenco de Pássaros Feridos (Foto: Divulgação / ABC)
Elenco de Pássaros Feridos (Foto: Divulgação / ABC)

Globo e SBT se aventuraram ao exibir seriados estrangeiros

Nas décadas de 1980 e 1990, o SBT tornou a vida da Globo bastante difícil, na briga pelo primeiro lugar do Ibope. A emissora de Silvio Santos teve seus momentos de brilho, porém nunca conseguiu ser líder constante como a rede de TV carioca. 

+ Fátima Bernardes deu declaração sobre término que confirmou o que muitos já suspeitavam

Na década de 1980, as batalhas entre as empresas não eram pela liderança de maior audiência em novelas e programas de auditório, mas sim em filmes e séries, muito antes de torrents e serviços de streaming fazerem parte da realidade atual. 

Dentre as séries exibidas pela emissora da capital fluminense estavam Magnum, A Gata e o Rato e Dallas. Foi então que Silvio Santos resolveu exibir filmes e séries mais conceituais, em busca de nicho que não se interessava por televisão. 

Masada

O SBT passou a contar com a minissérie Masada em sua grade. A obra se tratava do conflito entre o Império Romano e Israel. Como resposta, a emissora do plim plim adicionou em seu cartaz Shogun e Os Últimos Dias de Pompeia. 

Como havia gastado muito com o produto e não conseguiu tirar a liderança da Globo, o dono do SBT decidiu que era necessário esperar para realizar os lançamentos de filmes e séries em épocas que fossem menos difíceis de bater a emissora da capital fluminense. 

Barbara Carrera e Peter O'Toole em Masada (1981) (Foto: Reprodução/IMDB)
Barbara Carrera e Peter O’Toole em Masada (1981) (Foto: Reprodução/IMDB)

Pássaros Feridos

As duas redes receberam a proposta de exibir a minissérie Pássaros Feridos que foi recusada por ambas as empresas. O motivo de o SBT não colocar o produto em sua grade é que o valor oferecido à empresa foi considerado muito alto, já a Globo não exibiu por medo de a série sofrer restrições da censura. 

O medo da emissora carioca era compreensível, visto que a obra se tratava da história de um padre que pensava na possibilidade de ter vida amorosa. Pouco tempo depois, a minissérie foi oferecida ao SBT por valor mais baixo: 120 mil dólares. A emissora comprou e não teve problemas com a ditadura. 

Pássaros Feridos fez sucesso no SBT (Foto: Reprodução/ABC)
Pássaros Feridos fez sucesso no SBT (Foto: Reprodução/ABC)

O produto foi lançado na mesma época de um dos maiores sucessos da história da teledramaturgia da Globo: a icônica novela Roque Santeiro. Eis que Silvio Santos decide então usar a obra de Dias Gomes como meio de alavancar a minissérie. 

Pássaros Feridos seria exibida após o término de Roque Santeiro e a publicidade realizada pelo SBT dizia justamente que os telespectadores poderiam dar audiência à novela da Globo e depois de seu término migrar para o SBT. Assim sendo, minissérie era exibida após o fim de Roque Santeiro, fazendo o SBT chegar aos 47 pontos na Grande São Paulo.

Com esta estratégia, a emissora de Silvio Santos se destacou muito no audiência e, em contrapartida, a rede de TV carioca passou a esticar a novela.  

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.