Diabinho na garrafa é escondido no remake de Renascer para não assustar público religioso

08/03/2024 às 14h30

Por: Renan Santos
Imagem PreCarregada
(Foto: reprodução/Globo)

Remake de Renascer reedita cenas com diabinho na garrafa

Tanto na versão original de 1993 quanto na versão atual, Renascer incorpora mitologia e crendices populares, destacando a figura do “diabinho na garrafa”. Na história, o personagem principal José Inocêncio venera esse “cramulhão”, que acha que vive dentro de uma garrafa e é responsável por sua prosperidade.

Essa história era significativa na versão original e tinha outros personagens, como Tião Galinha, que era obcecado pela lenda e tentava ter seu próprio diabinho para mudar de vida. No entanto, a Globo tentou suavizar essa história na nova versão, escondendo o “cramulhão” para evitar desagradar o público mais religioso.

A emissora está reeditando cenas, particularmente aquelas em que José Inocêncio mostra a garrafa com o diabinho, de acordo com a jornalista Luiza Santiago do jornal O Globo. Usando os efeitos de computação gráfica, a figura agora parece menos clara.

Cena do remake de Renascer. (Foto: reprodução)

Cena do remake de Renascer. (Foto: reprodução/Globo)

Globo se preocupa com público religioso

Uma cena em que José Inocêncio coloca o diabinho junto ao altar de Nossa Senhora na primeira parte da história deveria exibir a criatura com mais clareza, como se estivesse dançando, mas foi removida após mudanças.

Cena da versão original de Renascer. (Foto: reprodução)

Cena da versão original de Renascer. (Foto: reprodução/Globo)

Essas mudanças na trama mostram a atenção mais cuidadosa da Globo ao público religioso. Amauri Soares, o recém-nomeado chefão da emissora, tem exigido alterações na programação e nas novelas com o objetivo de atrair espectadores cristãos. Soares acredita que, nos próximos anos, a maioria dos telespectadores no brasil será evangélica.

LEIA TAMBÉM:

No remake de Renascer, outra mudança notável é a transformação do personagem Lívio, que na versão original da novela escrita por Benedito Ruy Barbosa era um padre, e agora aparece como um pastor. Essas adaptações têm como objetivo satisfazer o público e manter a relevância da novela em um cenário televisivo em constante mudança.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.